O desenvolvimento de habilidades é uma das principais características de todo profissional de destaque no mercado. Para alcançar um alto patamar, o desenvolvimento das hard skills e softs skills se torna indispensável e deve ser hábito para quem deseja fazer sucesso.
Mas afinal de contas, o que realmente é necessário ter e saber, e como isso se aplica no seu dia a dia? Essas perguntas são mais comuns do que parece e a resposta delas é o portal para um novo momento da sua carreira.
Para te ajudar, preparamos este artigo que te explica o que são as hard skills e soft skills e como elas influenciam no seu crescimento como gestor de uma concessionária.
Nos últimos anos, vimos uma grande popularização de termos em inglês no ambiente profissional. Entre eles, hard skills e soft skills são uns dos mais populares – e importantes – para qualquer pessoa.
Se você ainda não conhece ou tem alguma dúvida, chegou a hora de entender exatamente o que cada um desses termos significa:
As hard skills são as habilidades técnicas que alguém pode ter ou aprender ao longo da vida. Uma característica importante é que elas são tangíveis e podem ser facilmente medidas ou avaliadas, como a habilidade de trabalhar com um software ou conhecimento sobre um determinado assunto mais específico.
Entre os principais exemplos, podemos citar o domínio de um idioma estrangeiro, saber comandos de uma planilha e até mesmo como operar uma máquina complexa.
Já as soft skills são as competências subjetivas, geralmente com um componente interpessoal. Elas também são chamadas de people skills, pois são relacionadas com a capacidade de relacionamento com outras pessoas.
Nem sempre as soft skills são fáceis de serem identificadas ou qualificadas, mas elas têm sido cada vez mais necessárias para o desenvolvimento profissional nas empresas.
Alguns dos exemplos mais comuns são controle emocional, gerenciamento de conflitos e a habilidade de encontrar soluções criativas para resolver problemas.
Ser um gerente requer uma série de aptidões e conhecimentos extras. Afinal de contas, o desafio de comandar uma equipe exige uma grande capacitação com conhecimentos diversificados.
E é exatamente por isso que as hard skills e soft skills são importantes, pois ajudam a se preparar para resolver todas as tarefas e superar os obstáculos diários. Além disso, como todo gerente, é preciso estar pronto para auxiliar e transmitir conhecimento para a sua equipe sempre que for necessário.
Também é interessante notar que muito desse conhecimento possui aplicação prática no seu cotidiano. Seja para atender algum cliente de outro país ou lidar com uma situação estressante, as hard skills e soft skills sempre são usadas.
Ou seja, todo o tempo que você investe para conhecer ou aprimorar uma habilidade nova terá um retorno no futuro. Além disso, muitas delas podem ser treinadas durante o próprio trabalho, que otimiza o seu tempo e ajuda a colocar em prática cada novo conhecimento adquirido.
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Um gerente de concessionária de máquinas agrícolas enfrenta uma série de ocasiões em que é necessário estar pronto para tomar a melhor decisão para cada momento.
Por isso, cuidar do desenvolvimento é um fator super importante e que faz muita diferença para o cumprimento de objetivos. Esse é um comportamento que deve ser estimulado diariamente para que o seu futuro possa ser brilhante e com muitas conquistas.
Quem deseja se tornar um profissional de excelência precisa cuidar dessas hard skills e soft skills desde já para não ficar para trás e se tornar obsoleto em um mercado que se torna mais dinâmico e exigente a cada dia.
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