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Veja como aplicar técnicas de liderança em seu time de vendas

Descubra quais são as 9 técnicas de liderança em vendas mais importantes para ajudar sua equipe a alcançar todas as metas do setor.

Liderar não é uma tarefa fácil. Houve um tempo em que, para assumir um papel de liderança, bastava dar ordens. Mas hoje em dia, já se sabe que diferente de ser apenas o “chefe”, ser um bom líder significa conhecer seus colaboradores e saber extrair o melhor da sua equipe.

O mesmo serve para quem lidera o setor de vendas. Porém, existe uma dificuldade ainda maior nessa posição. Como todas as empresas têm o constante objetivo de aumentar o faturamento, é fundamental que esse profissional saiba quais são as melhores formas de estipular e cobrar esses resultados.

Para te ajudar a ser um líder ainda melhor, separamos 9 técnicas de liderança em vendas para você aplicar na sua empresa agora mesmo.

Conheça a empresa e os clientes

Você pode estar se perguntando porque incluímos essa dica na lista. Afinal, para ter um cargo de liderança, é fundamental conhecer a empresa e seus clientes. Mas a verdade é que esse tópico deve ser revisitado de tempos em tempos.

Lembre-se que os hábitos de consumo mudam e, consequentemente, o perfil dos seus clientes também. Além disso, existem dados que devem ser analisados com frequência para ter certeza de que as vendas estão indo bem. Você sabe, por exemplo, a resposta para as seguintes perguntas:

  • Quantas vendas foram realizadas na última semana?
  • Qual é a sua margem de lucro?
  • Quanto foi vendido no último trimestre?
  • A receita está crescendo conforme o planejado?

Se você não souber responder as perguntas acima, procure ter maior controle sobre esses indicadores. Afinal, com esse tipo de informação fica mais fácil descobrir eventuais falhas e encontrar soluções para corrigí-las.

Conquiste seu espaço

O primeiro passo para liderar uma equipe de vendas é conquistar seu espaço como líder. E se você pensa que para isso basta estipular algumas metas e dar ordens, você está enganado. Uma das principais dúvidas dos vendedores, por exemplo, é como atingir esses objetivos. Sendo assim, para conquistar seu espaço como líder, é importante mostrar os caminhos que sua equipe deve trilhar.

Desenvolva sua visão estratégica

Uma das habilidades mais importantes que um líder deve ter é a capacidade de criar estratégias. Um profissional com essa skill consegue encontrar as melhores soluções em meio aos problemas e usa esses momentos difíceis como exemplo para o futuro.

Além disso, um líder com visão estratégica conhece tão bem sua equipe que sabe o que cobrar de cada membro do time, onde cada pessoa se encaixa melhor e quais são as melhores formas de incentivar seus colaboradores.

Defina metas reais

Definir metas para a equipe de vendas é indispensável. Porém, é preciso tomar cuidado com o quanto você irá cobrar do seu time. Se essas metas forem muito simples de cumprir, alguns colaboradores podem não se esforçar o suficiente. Já, se elas forem muito difíceis, você pode acabar desmotivando seus liderados.

Por essa razão, procure sempre usar o bom senso para definí-las e avalie diariamente a complexidade das metas que foram estipuladas.

Utilize métricas

Sem utilizar métricas, é impossível fazer uma análise real do processo de vendas dos seus liderados. Levando isso em consideração, existem alguns números que você deve estar sempre atento, como:

  • Quantidade de orçamentos emitidos;
  • Quantidade de clientes visitados por dia;
  • Quantidade de indicações;
  • Quantidade de ligações feitas.

Conheça seu time

Não basta apenas saber quais são as atribuições de cada colaborador. Uma das principais técnicas de liderança em vendas que devem ser aplicadas em seu time é conhecer a fundo cada membro da equipe. Crie oportunidades para conversar e conhecer suas histórias.
Além disso, preste atenção no dia a dia. Somente dessa forma, você saberá se alguém está sobrecarregado, se algum colaborador precisa ser motivado, quais membros do time rendem melhor sob pressão e até mesmo quem deve ser promovido antes.

Dê feedbacks

Uma das técnicas de liderança em vendas mais importantes que existem é oferecer feedbacks para sua equipe. Apesar de parecer simples, muitas empresas negligenciam essa tarefa, o que é um grande erro. Não é difícil encontrar casos em que os funcionários não sabem que estão fazendo algo de errado ou que não estão atingindo as expectativas de seus líderes.

Para solucionar essa questão, basta incluir em sua rotina o hábito de conversar com sua equipe para passar feedbacks sobre suas atividades e comportamentos. Com o tempo, seu time vai se acostumar com isso e perceber que os feedbacks são ótimas oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Ouça seus colaboradores

Essa é uma das técnicas de liderança em vendas mais importantes de aplicar no seu negócio. Afinal, imagine o quão frustrante pode ser para os seus liderados buscar ajuda e não ser ouvido.

Mas lembre-se que não basta apenas ouvir, é preciso prestar atenção em tudo que seu colaborador está dizendo e buscar as melhores formas de instruí-lo. Isso vale tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.

Se um membro do seu time te procurar por algum motivo que não diz respeito ao trabalho, demonstre empatia e faça o seu melhor para ajudá-lo. Pode ter certeza que, ao fazer isso, o relacionamento entre vocês irá se estreitar e você terá em sua equipe alguém com ainda mais vontade de trazer resultados positivos para o seu negócio.

Lidere pelo exemplo

Uma das principais tarefas de um líder é ser um exemplo para sua equipe. Afinal, quando as coisas não estiverem indo bem, é em você que eles vão se espelhar. Por essa razão, você deve agir de maneira firme em momentos difíceis.

Assuma as responsabilidades, busque soluções para resolver conflitos e enfrente os problemas com otimismo. Ao se comportar dessa maneira, você não apenas incentiva os colaboradores a trabalharem melhor, mas também conquista o respeito de cada um dos seus liderados.

Esperamos que após aplicar todas essas técnicas de liderança em vendas, você consiga ajudar sua equipe a alcançar os objetivos da empresa.

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