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Funcionários motivados são mais produtivos. Isso é um fato. Entretanto, como o gestor pode ajudar a motivar a equipe de serviços é algo mais desafiador, pois envolve competências de lideranças que são importantes desenvolver.
Além de criar um ambiente mais estimulante, os resultados obtidos são muito melhores quando essa cultura é colocada em prática pela empresa.
Hoje, vamos aprender algumas dicas para motivar a equipe de serviços e entender quais são os benefícios das práticas para aumentar o ânimo dos colaboradores e fazer todos “vestirem a camisa” na hora de atender os clientes.
O aumento da produtividade possui uma ligação direta com o engajamento que cada pessoa possui com a empresa e a atividade que está exercendo naquele momento.
Para isso, é normal que os líderes atuem para melhorar as condições e fazer com que todos possam trabalhar muito mais satisfeitos. Consequentemente, melhorando a produtividade, faturamento e qualidade dos serviços prestados.
Além de contar com pessoas mais produtivas, os benefícios também são sentidos na redução da rotatividade de colaboradores, manutenção de bons profissionais e inclusive na satisfação dos clientes que são mais bem atendidos.
Como conseguir tudo isso? Colocando em prática as dicas para motivar a equipe de serviços que separamos para você hoje. Você verá que algumas são bem simples de serem implementadas, mas que os ganhos serão bem significativos.
Dar e receber um feedback pode fazer uma grande diferença na maneira como a equipe enxerga o líder. Quando há um canal de comunicação aberto, isso se torna muito mais natural e todos conseguem discutir sobre problemas, dar sugestões e compartilhar elogios de um jeito muito mais natural.
Propor pequenos desafios é um ótimo jeito de fazer com que a equipe se engaje em uma causa e dê um gás extra para alcançar a meta estabelecida. Mas, para que isso funcione mais vezes, é necessário que ela seja recompensada quando o objetivo for atingido.Dessa forma, eles continuam se esforçando mais, pois sabem que terão benefícios quando forem bem sucedidos.
Pessoas tendem a entender e executar melhor um plano quando estão envolvidas nele desde o começo. Para isso, inclua sua equipe no planejamento de atendimento da semana, na construção das rotas dos clientes que serão atendidos, entre outros.
Ouça as sugestões e faça com que todos se sintam responsáveis pelo sucesso e pelos próximos passos do time.
Fazer com que seus colaboradores se sintam mais preparados para os desafios é um ótimo jeito de motivar cada um deles. Investir em treinamentos, cursos e compartilhar conhecimento vai fazer com que eles estejam mais preparados e confiantes na hora de executar um serviço.
Além disso, você ganha uma equipe de serviços muito mais ágil e aumenta a produtividade da empresa ao mesmo tempo.
Ser um bom líder é saber a hora em que você não precisa agir e deve deixar a equipe de serviços atuar por conta própria. Ainda que esteja sempre próximo, observando e pronto para ajudar, é importante que eles tenham mais confiança e consigam resolver os problemas sem precisar do seu suporte o tempo todo.
Uma boa forma de colocar isso em prática é começar por pequenas coisas e ir aumentando aos poucos, conforme os avanços forem acontecendo.
É difícil motivar uma equipe quando ela sabe que as metas estabelecidas pela empresa são praticamente inalcançáveis. Isso só gera frustração e consequentemente um baixo desempenho de todos.
Estabelecendo alvos mais realistas, fica muito mais fácil perceber a motivação e também o aumento na produtividade para que o final seja feliz.
É muito comum que você pense em ações coletivas na hora de conhecer as dicas para motivar a equipe de serviços, mas é preciso ir além. Procure ouvir o que cada pessoa pensa, deseja e tem para contribuir individualmente também.
Essa é uma forma de valorizar cada pessoa e mostrar que todos possuem um grande valor e são importantes para o sucesso do grupo todo.
Ser bem educado, atencioso e gentil não custa nada e gera um enorme impacto positivo na maneira como a equipe enxerga o líder. Quando isso não ocorre, é impossível querer um time mais motivado e que doe mais para os objetivos da empresa.
Com essas dicas, não existem motivos para não aumentar o ânimo do pessoal de serviços. Escolha aqueles que melhor se encaixem no perfil da sua empresa e no momento atual, mas sempre lembre de experimentar as outras ações que acabamos de apresentar na lista.
A motivação é algo que deve ser trabalhado permanentemente e não podemos deixar isso de lado em nenhum momento. Além de colocar em prática as dicas para motivar a equipe de serviços, outra dica para melhorar a produtividade deles é trabalhar a gestão de horas.
Ficou curioso? Então, saiba mais em nosso artigo Como a gestão de horas contribui para melhor a produtividade da sua equipe!
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