Há quem enxergue uma apresentação de vendas apenas como uma exposição de números e fatos. De fato, ela contém essas informações, mas para conseguir chamar a atenção do cliente em potencial, é preciso mais do que isso.
A seguir, vamos te dar as melhores dicas para elaborar uma apresentação de vendas de maquinário agrícola que te destaque da concorrência e ajude a sua concessionária a fechar grandes negócios.
Uma apresentação de vendas, como o nome sugere, consiste em uma apresentação mais longa e detalhada sobre os seus produtos. Ela é geralmente usada para negócios com grande potencial de compra, onde geralmente há concorrência.
Além disso, ela pode ser usada quando o produto necessita de uma explicação mais detalhada. Como é o caso, por exemplo, dos maquinários agrícolas.
Ou seja, trata-se de uma demonstração do produto e da sua empresa, que demanda maior dedicação da equipe de vendas. Afinal, ela é geralmente realizada em reuniões, nas quais seu vendedor precisa convencer mais de uma pessoa de que o maquinário é a solução ideal para o prospect.
Você já conquistou uma das coisas mais difíceis em um mercado tão competitivo: conseguiu marcar uma reunião com o cliente em potencial, tendo um tempo valioso para apresentar seu maquinário.
Agora, o desafio é outro. Especialmente em negócios com alto poder lucrativo, a concorrência também está se preparando e é fundamental que você utilize as ferramentas certas para se destacar.
Para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas para você elaborar uma apresentação de venda de maquinário agrícola impecável.
Essa dica pode até parecer óbvia, mas a verdade é que na hora de fazer a apresentação de vendas, muitas concessionárias agrícolas acabam focando somente no produto e se esquecem de quem irá comprá-la.
O fato é que um mesmo produto pode ser vendido de inúmeras formas, dependendo de quem está interessado nele. Por exemplo, uma colheitadeira pode ser a primeira grande aquisição de uma pessoa que está crescendo a propriedade, ou o investimento em modernização de outra.
Toda a construção argumentativa, racional e emocional, a linguagem usada e até mesmo como será o visual dessa apresentação dependerá muito do perfil do cliente. E com certeza o seu prospect espera que você o conheça e trate-o de forma personalizada.
Sendo assim, para saber qual é a melhor forma de “vender seu peixe”, é importante estudar o cliente. Faça de tudo para descobrir quais são os problemas dele, converse com ele, faça uma boa sondagem, pesquise…
Elaborar uma apresentação de venda de maquinário agrícola perfeita não é tarefa fácil. Por isso, quando a sua concessionária tem a oportunidade de apresentar seus produtos para um grande cliente, é importante já ter uma estrutura como base.
Dessa forma, você ganha tempo, precisando apenas fazer personalizações. Sendo assim, vale a pena ter uma apresentação escrita, um script e/ou um Power Point pré-pronto que contenha a estrutura a seguir:
Nesse momento, você também já deve ter em mente quais são os 3 pontos mais fortes do seu maquinário agrícola. Afinal, eles vão servir de base para toda a apresentação.
Um erro bastante comum que os vendedores cometem na hora da apresentação de venda é transformar essa oportunidade de envolver o cliente em um monólogo. Para evitar que isso aconteça, e aumentar a interação com o prospect, é interessante fazer algumas perguntas.
Por exemplo “Sr. Fulano, eu vi que na última safra vocês colheram X sacas de soja por alqueire. Quanto você espera aumentar com esse novo maquinário?”
Dessa forma, você faz com que o comprador visualize a situação, imaginando como seria ter o maquinário na propriedade dele. Sem falar que, ao fazer as perguntas certas, você ainda consegue compreender melhor quais são as necessidades e descobrir informações importantes simplesmente ao analisar suas reações durante as respostas.
É claro que a apresentação de vendas de maquinário agrícola serve para demonstrar os seus produtos. Porém, você não deve começar falando dele. O ideal, na verdade, é iniciar a conversa apresentando o problema do seu prospect.
Lembra que nós falamos que você deveria escolher os três pontos mais fortes do seu maquinário? Pois bem, por que essas características são tão importantes? Quais problemas elas ajudam a solucionar?
Depois disso, o próximo passo é apresentar a solução. Mas não faça isso com foco no produto. Para chamar a atenção do cliente em potencial, é importante mostrar as mudanças que o seu maquinário agrícola oferece. Dessa forma, fica mais fácil do prospect visualizar os benefícios de forma prática, aproximando a apresentação da realidade.
Nesse momento, você não pode deixar de mostrar:
Somente após seguir todos esses passos, você deve apresentar o produto. Nesse momento, aproveite para fazer comparações que mostram o quanto o seu maquinário pode ser um diferencial para o cliente em potencial.
Todos gostam de ouvir histórias, certo? O seu cliente em potencial também. E essa é, inclusive, uma das melhores formas de chamar a atenção do prospect.
Para isso, você deve criar uma narrativa que contenha todas as informações citadas anteriormente. Você pode, por exemplo, contar uma história de um cliente da sua concessionária agrícola que tinha os mesmos problemas que o comprador em potencial e se beneficiou do seu maquinário.
Dessa forma, além de despertar a curiosidade do cliente, você ainda o ajuda a se lembrar dos pontos mais importantes da sua apresentação de venda de maquinário agrícola. Consequentemente, ela se torna muito mais persuasiva.
Com todas essas dicas, pode ter certeza de que a apresentação de vendas da sua empresa não vai passar despercebida. E mais, vai ajudar a sua equipe a fechar mais negócios.
Quer saber mais sobre o assunto? Baixe agora mesmo nosso infográfico com 13 Dicas para aumentar a venda de maquinários agrícolas!
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade