O desenvolvimento de habilidades é uma das principais características de todo profissional de destaque no mercado. Para alcançar um alto patamar, o desenvolvimento das hard skills e softs skills se torna indispensável e deve ser hábito para quem deseja fazer sucesso.
Mas afinal de contas, o que realmente é necessário ter e saber, e como isso se aplica no seu dia a dia? Essas perguntas são mais comuns do que parece e a resposta delas é o portal para um novo momento da sua carreira.
Para te ajudar, preparamos este artigo que te explica o que são as hard skills e soft skills e como elas influenciam no seu crescimento como gestor de uma concessionária.
O que são hard skills e soft skills?
Nos últimos anos, vimos uma grande popularização de termos em inglês no ambiente profissional. Entre eles, hard skills e soft skills são uns dos mais populares – e importantes – para qualquer pessoa.
Se você ainda não conhece ou tem alguma dúvida, chegou a hora de entender exatamente o que cada um desses termos significa:
Hard skills
As hard skills são as habilidades técnicas que alguém pode ter ou aprender ao longo da vida. Uma característica importante é que elas são tangíveis e podem ser facilmente medidas ou avaliadas, como a habilidade de trabalhar com um software ou conhecimento sobre um determinado assunto mais específico.
Entre os principais exemplos, podemos citar o domínio de um idioma estrangeiro, saber comandos de uma planilha e até mesmo como operar uma máquina complexa.
Exemplos de hard skills para gerentes de concessionárias agrícolas:
- fluência em idiomas;
- mestrado ou especialização em gestão;
- especialização em agronegócio;
- gestão e desenvolvimento de equipe;
- conhecimento em serviços (máquinas e implementos agrícolas);
- habilidade em plataformas de gestão de vendas e CRM.
Soft skills
Já as soft skills são as competências subjetivas, geralmente com um componente interpessoal. Elas também são chamadas de people skills, pois são relacionadas com a capacidade de relacionamento com outras pessoas.
Nem sempre as soft skills são fáceis de serem identificadas ou qualificadas, mas elas têm sido cada vez mais necessárias para o desenvolvimento profissional nas empresas.
Alguns dos exemplos mais comuns são controle emocional, gerenciamento de conflitos e a habilidade de encontrar soluções criativas para resolver problemas.
Exemplos de soft skills necessárias para se tornar um bom gerente de concessionária:
- liderança;
- empatia;
- criatividade;
- inteligência emocional;
- capacidade de persuasão;
- paciência;
- flexibilidade;
- comunicação;
- resiliência.
Qual a importância delas para um gestor?
Ser um gerente requer uma série de aptidões e conhecimentos extras. Afinal de contas, o desafio de comandar uma equipe exige uma grande capacitação com conhecimentos diversificados.
E é exatamente por isso que as hard skills e soft skills são importantes, pois ajudam a se preparar para resolver todas as tarefas e superar os obstáculos diários. Além disso, como todo gerente, é preciso estar pronto para auxiliar e transmitir conhecimento para a sua equipe sempre que for necessário.
Também é interessante notar que muito desse conhecimento possui aplicação prática no seu cotidiano. Seja para atender algum cliente de outro país ou lidar com uma situação estressante, as hard skills e soft skills sempre são usadas.
Ou seja, todo o tempo que você investe para conhecer ou aprimorar uma habilidade nova terá um retorno no futuro. Além disso, muitas delas podem ser treinadas durante o próprio trabalho, que otimiza o seu tempo e ajuda a colocar em prática cada novo conhecimento adquirido.
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Aplicando hard skills e soft skills em sua concessionária
Um gerente de concessionária de máquinas agrícolas enfrenta uma série de ocasiões em que é necessário estar pronto para tomar a melhor decisão para cada momento.
Por isso, cuidar do desenvolvimento é um fator super importante e que faz muita diferença para o cumprimento de objetivos. Esse é um comportamento que deve ser estimulado diariamente para que o seu futuro possa ser brilhante e com muitas conquistas.
Quem deseja se tornar um profissional de excelência precisa cuidar dessas hard skills e soft skills desde já para não ficar para trás e se tornar obsoleto em um mercado que se torna mais dinâmico e exigente a cada dia.
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