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Hard skills e soft skills necessárias para se tornar um excelente gerente de concessionária

Dicas de vendas
Saiba a definição de hard skills e soft skills, confira alguns exemplos práticos e veja a diferença que elas fazem para o desenvolvimento de um gerente
Publicado em08/03/2022
hard skills e soft skills

O desenvolvimento de habilidades é uma das principais características de todo profissional de destaque no mercado. Para alcançar um alto patamar, o desenvolvimento das hard skills e softs skills se torna indispensável e deve ser hábito para quem deseja fazer sucesso.

Mas afinal de contas, o que realmente é necessário ter e saber, e como isso se aplica no seu dia a dia? Essas perguntas são mais comuns do que parece e a resposta delas é o portal para um novo momento da sua carreira.

Para te ajudar, preparamos este artigo que te explica o que são as hard skills e soft skills e como elas influenciam no seu crescimento como gestor de uma concessionária.

O que são hard skills e soft skills?

Nos últimos anos, vimos uma grande popularização de termos em inglês no ambiente profissional. Entre eles, hard skills e soft skills são uns dos mais populares – e importantes – para qualquer pessoa.

Se você ainda não conhece ou tem alguma dúvida, chegou a hora de entender exatamente o que cada um desses termos significa:

Hard skills

As hard skills são as habilidades técnicas que alguém pode ter ou aprender ao longo da vida. Uma característica importante é que elas são tangíveis e podem ser facilmente medidas ou avaliadas, como a habilidade de trabalhar com um software ou conhecimento sobre um determinado assunto mais específico.

Entre os principais exemplos, podemos citar o domínio de um idioma estrangeiro, saber comandos de uma planilha e até mesmo como operar uma máquina complexa.

Exemplos de hard skills para gerentes de concessionárias agrícolas: 

  • fluência em idiomas;
  • mestrado ou especialização em gestão;
  • especialização em agronegócio;
  • gestão e desenvolvimento de equipe;
  • conhecimento em serviços (máquinas e implementos agrícolas);
  • habilidade em plataformas de gestão de vendas e CRM. 

hard skills e soft skills
Nos últimos anos, vimos uma grande popularização de termos em inglês no ambiente profissional. Entre eles, hard skills e soft skills são uns dos mais populares – e importantes – para qualquer pessoa.

Soft skills

Já as soft skills são as competências subjetivas, geralmente com um componente interpessoal. Elas também são chamadas de people skills, pois são relacionadas com a capacidade de relacionamento com outras pessoas.

Nem sempre as soft skills são fáceis de serem identificadas ou qualificadas, mas elas têm sido cada vez mais necessárias para o desenvolvimento profissional nas empresas.

Alguns dos exemplos mais comuns são controle emocional, gerenciamento de conflitos e a habilidade de encontrar soluções criativas para resolver problemas.

Exemplos de soft skills necessárias para se tornar um bom gerente de concessionária: 

  • liderança;
  • empatia;
  • criatividade;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de persuasão;
  • paciência;
  • flexibilidade;
  • comunicação;
  • resiliência.

Qual a importância delas para um gestor?

Ser um gerente requer uma série de aptidões e conhecimentos extras. Afinal de contas, o desafio de comandar uma equipe exige uma grande capacitação com conhecimentos diversificados.

E é exatamente por isso que as hard skills e soft skills são importantes, pois ajudam a se preparar para resolver todas as tarefas e superar os obstáculos diários. Além disso, como todo gerente, é preciso estar pronto para auxiliar e transmitir conhecimento para a sua equipe sempre que for necessário. 

Também é interessante notar que muito desse conhecimento possui aplicação prática no seu cotidiano. Seja para atender algum cliente de outro país ou lidar com uma situação estressante, as hard skills e soft skills sempre são usadas.

Ou seja, todo o tempo que você investe para conhecer ou aprimorar uma habilidade nova terá um retorno no futuro. Além disso, muitas delas podem ser treinadas durante o próprio trabalho, que otimiza o seu tempo e ajuda a colocar em prática cada novo conhecimento adquirido.

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Aplicando hard skills e soft skills em sua concessionária

Um gerente de concessionária de máquinas agrícolas enfrenta uma série de ocasiões em que é necessário estar pronto para tomar a melhor decisão para cada momento.

Por isso, cuidar do desenvolvimento é um fator super importante e que faz muita diferença para o cumprimento de objetivos. Esse é um comportamento que deve ser estimulado diariamente para que o seu futuro possa ser brilhante e com muitas conquistas.

Quem deseja se tornar um profissional de excelência precisa cuidar dessas hard skills e soft skills desde já para não ficar para trás e se tornar obsoleto em um mercado que se torna mais dinâmico e exigente a cada dia.

Continue a se aperfeiçoar, baixe nosso e-book Como fazer do CRM um diferencial estratégico para uma concessionária agrícola! 

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