BLOG

Pós-venda para concessionária agrícola, comece agora mesmo!

Confira 5 dicas práticas de pós-venda para concessionária agrícola para fidelizar clientes e aumentar o faturamento da empresa
pós-venda para concessionária agrícola

Mesmo com os reflexos negativos da pandemia da Covid 19 por todo o mundo, o setor de concessionárias agrícolas se manteve em alta. No ano passado, as vendas tiveram um aumento de 27%, com maior destaque para dezembro, quando a comercialização subiu 50% em relação ao mesmo período de 2019.

Já neste ano, dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostraram que só em janeiro, as vendas de máquinas agrícolas movimentaram mais de R$12,5 milhões, considerando empresas de todos os portes.  

Mas mesmo com todos os dados a seu favor, cabe aos gerentes das concessionárias agrícolas buscarem formas de realmente alcançar esses objetivos dentro de suas empresas. E é justamente por essa razão que vamos te dar dicas práticas para realizar um eficaz pós-venda para concessionária agrícola.

Importância do pós-venda para concessionária agrícola

Se a sua empresa ainda vê um pequeno número de clientes retornar para realizar novas compras, saiba que você não está sozinho. Muitas concessionárias ainda vivem esse mesmo cenário e uma das melhores formas de solucionar isso é investindo no pós-venda para concessionária agrícola.

Para compreender a importância do pós-venda, basta se colocar no lugar do cliente. Imagine que você fez um grande investimento para ter uma nova colheitadeira ou trator. O que você espera da empresa que acabou de comprar? A resposta pode variar um pouco, mas todas elas têm um ponto em comum: assistência.

Esse tema é tão importante que muitos clientes enxergam o pós-venda como determinante para a decisão de uma nova compra. Ou seja: se a sua concessionária ainda não está focada em ações para o pós-venda, você provavelmente está perdendo a oportunidade de fazer novos negócios.

Pós-venda para concessionária agrícola

De que forma o pós-venda pode aumentar o faturamento da sua concessionária agrícola?

O principal foco do pós-venda para concessionária agrícola é a fidelização. Afinal, no momento da compra, o cliente está sendo atraído principalmente por uma necessidade, e não pelo valor da marca.

Por essa razão, o pós-venda se mostra como o momento perfeito para estreitar a relação com o comprador, atender todas as suas expectativas e necessidades e, é claro, mostrar na prática o valor da sua concessionária agrícola.

A partir dessa fidelização, os clientes antigos se tornam grandes aliados, podendo:

  • Gerar novos negócios;
  • Indicar sua concessionária agrícola;
  • Te ajudar a vencer a sazonalidade do setor;
  • Aumentar o faturamento.

Sem falar que a fidelização de um cliente é muito mais barata do que a aquisição de novos compradores. Isso significa que, além de aumentar os lucros, sua empresa ainda reduz gastos.

5 dicas de como fazer o pós-venda para concessionária agrícola

Você já sabe que o pós-venda para concessionária agrícola é fundamental para a sustentação do negócio. Mas, como fazer isso?

É claro que, como em todos os setores, o pós-venda diz respeito a dar suporte e atenção ao cliente, atender suas necessidades e prestar bons serviços para que o cliente se sinta bem cuidado.

Mas no caso específico das concessionárias agrícolas, o pós-venda também envolve assistência técnica, manutenção, suporte, troca de peças, entre outros. Pensando nisso, separamos a seguir 5 dicas práticas de como melhorar o pós-venda para concessionária agrícola e garantir a fidelização dos clientes.

1. Tenha um canal direto de comunicação

A primeira dica de como fazer um bom pós-venda para concessionária agrícola é estreitar a relação com o cliente e isso pode ser feito ao criar um canal direto de comunicação. Imagine que a máquina está no campo e acabou apresentando algum defeito. Com esse canal, você saberá do ocorrido com maior rapidez e poderá oferecer um atendimento ainda mais ágil.

Além disso, o pós-venda para concessionária agrícola também é uma excelente oportunidade para mostrar para o seu cliente o quanto ele é importante. Sendo assim, sua equipe de vendas deve aproveitar esse espaço de comunicação para mostrar interesse no cliente, estando sempre a postos para tirar dúvidas e ajudar no que for necessário.

Outra dica interessante é dar abertura para que o cliente dê um feedback geral sobre a máquina. Dependendo do que ele disser, o vendedor pode perceber oportunidades para novas vendas.

2. Esteja atento à sazonalidade

Uma coisa é certa: o agricultor não pode esperar muito pelo conserto da máquina, especialmente em épocas de grande fluxo. Afinal, as janelas de plantio e colheita estão cada vez mais estreitas. Por esse motivo, é fundamental estar preparado para garantir um atendimento ágil.

Sendo assim, não se esqueça de:

  • Preparar a equipe para esses períodos;
  • Procurar manter um estoque de peças à disposição para troca rápida;
  • Ter um arsenal que atenda a diferentes necessidades;
  • Dar preferência para peças que mantenham o alto padrão de qualidade;
  • Treinar a equipe técnica para fazer diagnósticos rápidos e encontrar as melhores soluções rapidamente.

3. Agende uma previsão

Essa é uma das dicas de pós-venda para concessionária agrícola que mais pode trazer resultado para a sua empresa. Afinal essa previsão deve ser marcada na metade do período entre uma compra e outra. Ela geralmente acontece após um ano de uso da máquina agrícola, justamente quando há uma melhor previsão de troca e aumento da frota.

Sendo assim, sua equipe de vendas pode aproveitar essa época para marcar uma visita e obter informações estratégicas, que podem garantir novos negócios no futuro.

Pós-venda para concessionária agrícola
Combine machine service, mechanic repairing motor outdoors.

4. Padronize o atendimento

É verdade que cada cliente é único, mas para garantir a excelência do atendimento no pós-venda, é importante criar um padrão que todos os seus colaboradores possam seguir. A nossa sugestão é incluir os seguintes processos no dia a dia da sua concessionária:

  • Agendamento;
  • Recepção;
  • Reserva de peças;
  • Programação de oficina;
  • Execução do serviço;
  • Controle de qualidade;
  • Fechamento da Ordem de Serviço;
  • Entrega da máquina reparada;
  • Contato pós-serviço;
  • Resolução de eventuais problemas.

Com a implantação de todos esses processos, certamente a satisfação dos seus clientes será maior. Consequentemente, as chances de novas vendas também aumentarão e, com elas, o aumento do faturamento.

5. Utilize uma ferramenta de gestão de pós-venda

Você pode estar pensando que pode ser um pouco difícil incluir todas essas dicas no cotidiano da empresa, mas a verdade é que ao contar com uma ferramenta de gestão de pós-venda para concessionária agrícola, essa tarefa fica muito mais fácil.

O módulo Service, da Campos Dealer, é um excelente exemplo. Pioneira no setor, a plataforma conta com tecnologia inteligente para ajudar concessionárias agrícolas a explorarem o pós-venda e melhorar a experiência do cliente. Com ela, sua empresa pode usufruir de inúmeros benefícios, como:

  • Aumento da produtividade da equipe de vendas;
  • Otimização de processos;
  • Divisão de tarefas entre a equipe dentro da plataforma;
  • Atendimento ágil para tirar dúvidas, trocar peças e realizar manutenções;
  • Utilização de indicadores-chave, que ajudam na tomada de decisões;
  • Aumento do faturamento em cerca de 43% ao ano.

Além de todas as vantagens listadas acima, o Service da Campos Dealer ainda oferece toda a mobilidade e liberdade que a sua equipe precisa. Considerando que cerca de 70% do atendimento é feito no campo, a ferramenta pode ser utilizada em smartphones, nos modos online e offline. Ou seja, as atualizações podem ser realizadas em tempo real, para que nenhum detalhe seja esquecido.

Se interessou pela ferramenta e quer saber mais sobre o módulo Service da Campos Dealer? Clique aqui e solicite uma apresentação.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos