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Pós-venda para concessionária agrícola, comece agora mesmo!

Confira 5 dicas práticas de pós-venda para concessionária agrícola para fidelizar clientes e aumentar o faturamento da empresa
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Pós-venda para concessionária agrícola

Mesmo com os reflexos negativos da pandemia da Covid 19 por todo o mundo, o setor de concessionárias agrícolas se manteve em alta. No ano passado, as vendas tiveram um aumento de 27%, com maior destaque para dezembro, quando a comercialização subiu 50% em relação ao mesmo período de 2019.

Já neste ano, dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostraram que só em janeiro, as vendas de máquinas agrícolas movimentaram mais de R$12,5 milhões, considerando empresas de todos os portes.  

Mas mesmo com todos os dados a seu favor, cabe aos gerentes das concessionárias agrícolas buscarem formas de realmente alcançar esses objetivos dentro de suas empresas. E é justamente por essa razão que vamos te dar dicas práticas para realizar um eficaz pós-venda para concessionária agrícola.

Importância do pós-venda para concessionária agrícola

Se a sua empresa ainda vê um pequeno número de clientes retornar para realizar novas compras, saiba que você não está sozinho. Muitas concessionárias ainda vivem esse mesmo cenário e uma das melhores formas de solucionar isso é investindo no pós-venda para concessionária agrícola.

Para compreender a importância do pós-venda, basta se colocar no lugar do cliente. Imagine que você fez um grande investimento para ter uma nova colheitadeira ou trator. O que você espera da empresa que acabou de comprar? A resposta pode variar um pouco, mas todas elas têm um ponto em comum: assistência.

Esse tema é tão importante que muitos clientes enxergam o pós-venda como determinante para a decisão de uma nova compra. Ou seja: se a sua concessionária ainda não está focada em ações para o pós-venda, você provavelmente está perdendo a oportunidade de fazer novos negócios.

Pós-venda para concessionária agrícola

De que forma o pós-venda pode aumentar o faturamento da sua concessionária agrícola?

O principal foco do pós-venda para concessionária agrícola é a fidelização. Afinal, no momento da compra, o cliente está sendo atraído principalmente por uma necessidade, e não pelo valor da marca.

Por essa razão, o pós-venda se mostra como o momento perfeito para estreitar a relação com o comprador, atender todas as suas expectativas e necessidades e, é claro, mostrar na prática o valor da sua concessionária agrícola.

A partir dessa fidelização, os clientes antigos se tornam grandes aliados, podendo:

  • Gerar novos negócios;
  • Indicar sua concessionária agrícola;
  • Te ajudar a vencer a sazonalidade do setor;
  • Aumentar o faturamento.

Sem falar que a fidelização de um cliente é muito mais barata do que a aquisição de novos compradores. Isso significa que, além de aumentar os lucros, sua empresa ainda reduz gastos.

5 dicas de como fazer o pós-venda para concessionária agrícola

Você já sabe que o pós-venda para concessionária agrícola é fundamental para a sustentação do negócio. Mas, como fazer isso?

É claro que, como em todos os setores, o pós-venda diz respeito a dar suporte e atenção ao cliente, atender suas necessidades e prestar bons serviços para que o cliente se sinta bem cuidado.

Mas no caso específico das concessionárias agrícolas, o pós-venda também envolve assistência técnica, manutenção, suporte, troca de peças, entre outros. Pensando nisso, separamos a seguir 5 dicas práticas de como melhorar o pós-venda para concessionária agrícola e garantir a fidelização dos clientes.

1. Tenha um canal direto de comunicação

A primeira dica de como fazer um bom pós-venda para concessionária agrícola é estreitar a relação com o cliente e isso pode ser feito ao criar um canal direto de comunicação. Imagine que a máquina está no campo e acabou apresentando algum defeito. Com esse canal, você saberá do ocorrido com maior rapidez e poderá oferecer um atendimento ainda mais ágil.

Além disso, o pós-venda para concessionária agrícola também é uma excelente oportunidade para mostrar para o seu cliente o quanto ele é importante. Sendo assim, sua equipe de vendas deve aproveitar esse espaço de comunicação para mostrar interesse no cliente, estando sempre a postos para tirar dúvidas e ajudar no que for necessário.

Outra dica interessante é dar abertura para que o cliente dê um feedback geral sobre a máquina. Dependendo do que ele disser, o vendedor pode perceber oportunidades para novas vendas.

2. Esteja atento à sazonalidade

Uma coisa é certa: o agricultor não pode esperar muito pelo conserto da máquina, especialmente em épocas de grande fluxo. Afinal, as janelas de plantio e colheita estão cada vez mais estreitas. Por esse motivo, é fundamental estar preparado para garantir um atendimento ágil.

Sendo assim, não se esqueça de:

  • Preparar a equipe para esses períodos;
  • Procurar manter um estoque de peças à disposição para troca rápida;
  • Ter um arsenal que atenda a diferentes necessidades;
  • Dar preferência para peças que mantenham o alto padrão de qualidade;
  • Treinar a equipe técnica para fazer diagnósticos rápidos e encontrar as melhores soluções rapidamente.

3. Agende uma previsão

Essa é uma das dicas de pós-venda para concessionária agrícola que mais pode trazer resultado para a sua empresa. Afinal essa previsão deve ser marcada na metade do período entre uma compra e outra. Ela geralmente acontece após um ano de uso da máquina agrícola, justamente quando há uma melhor previsão de troca e aumento da frota.

Sendo assim, sua equipe de vendas pode aproveitar essa época para marcar uma visita e obter informações estratégicas, que podem garantir novos negócios no futuro.

Pós-venda para concessionária agrícola
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4. Padronize o atendimento

É verdade que cada cliente é único, mas para garantir a excelência do atendimento no pós-venda, é importante criar um padrão que todos os seus colaboradores possam seguir. A nossa sugestão é incluir os seguintes processos no dia a dia da sua concessionária:

  • Agendamento;
  • Recepção;
  • Reserva de peças;
  • Programação de oficina;
  • Execução do serviço;
  • Controle de qualidade;
  • Fechamento da Ordem de Serviço;
  • Entrega da máquina reparada;
  • Contato pós-serviço;
  • Resolução de eventuais problemas.

Com a implantação de todos esses processos, certamente a satisfação dos seus clientes será maior. Consequentemente, as chances de novas vendas também aumentarão e, com elas, o aumento do faturamento.

5. Utilize uma ferramenta de gestão de pós-venda

Você pode estar pensando que pode ser um pouco difícil incluir todas essas dicas no cotidiano da empresa, mas a verdade é que ao contar com uma ferramenta de gestão de pós-venda para concessionária agrícola, essa tarefa fica muito mais fácil.

O módulo Service, da Campos Dealer, é um excelente exemplo. Pioneira no setor, a plataforma conta com tecnologia inteligente para ajudar concessionárias agrícolas a explorarem o pós-venda e melhorar a experiência do cliente. Com ela, sua empresa pode usufruir de inúmeros benefícios, como:

  • Aumento da produtividade da equipe de vendas;
  • Otimização de processos;
  • Divisão de tarefas entre a equipe dentro da plataforma;
  • Atendimento ágil para tirar dúvidas, trocar peças e realizar manutenções;
  • Utilização de indicadores-chave, que ajudam na tomada de decisões;
  • Aumento do faturamento em cerca de 43% ao ano.

Além de todas as vantagens listadas acima, o Service da Campos Dealer ainda oferece toda a mobilidade e liberdade que a sua equipe precisa. Considerando que cerca de 70% do atendimento é feito no campo, a ferramenta pode ser utilizada em smartphones, nos modos online e offline. Ou seja, as atualizações podem ser realizadas em tempo real, para que nenhum detalhe seja esquecido.

Se interessou pela ferramenta e quer saber mais sobre o módulo Service da Campos Dealer? Clique aqui e solicite uma apresentação.

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