Os consumidores mudaram. Cada vez mais, as empresas têm percebido que os clientes estão mais engajados e mais difíceis de serem conquistados. Com as concessionárias agrícolas, não é diferente. Seja uma venda grande ou pequena, para uma empresa ou direto para um produtor rural, estamos lidando sempre com pessoas, e para conquistá-las é preciso primeiro cativá-las.
Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do pós-venda. Apesar de muitas empresas ainda não reconhecerem a importância dessa estratégia, a verdade é que ele é decisivo para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas da sua concessionária. Mas, como utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio? Nós vamos te explicar a seguir.
Antes, precisamos discorrer exatamente sobre o que é o pós-venda. Como o nome sugere, o pós-venda diz respeito a um conjunto de ações realizadas pela empresa após o fechamento de uma venda.
Ou seja: uma empresa que utiliza o pós-venda não encerra o atendimento quando o negócio é fechado.
Afinal, parar de dar atenção para o cliente assim que a compra é finalizada faz com que a sua concessionária agrícola perca grandes oportunidades de fechar novos negócios com o mesmo consumidor.
Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, o pós-venda aumenta as chances de fidelização. Consequentemente, a probabilidade da sua concessionária agrícola fechar novos negócios aumenta.
Você já sabe que o pós-venda é uma das melhores formas de fidelizar um cliente. Mas é claro que essa não é sua única vantagem. Além de estreitar o relacionamento da sua concessionária agrícola com os consumidores, o pós-venda também:
Outra vantagem que também merece destaque é a coleta de dados que o pós-venda oferece, gerando informações estratégicas para a tomada de decisão. E se você acha que realizar um pós-venda eficaz deve ser caro, está enganado. Pesquisas já comprovaram que fidelizar um cliente antigo é muito mais barato do que conquistar um novo.
Ou seja: além de vender mais, você também está economizando recursos.
Chegou a hora de te explicar como utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio. E a primeira coisa que você precisa compreender é que a jornada de compra não acaba na finalização do negócio. Ao investir no pós-venda, sua equipe de vendas deve enxergar a jornada do cliente como um ciclo.
Outra questão que também precisamos ressaltar é que o pós-venda não se resume ao SAC, reclamações ou à oferta de novos produtos. Ele diz respeito a um conjunto de ações realizadas pelo time de vendas com o intuito de auxiliar o cliente, tirar suas dúvidas sobre os serviços técnicos realizados, entre outros. Isso significa que, por meio de um atendimento ativo, o vendedor da sua concessionária agrícola faz o consumidor se sentir especial, estreitando o relacionamento.
Mas, como fazer isso na prática? Existem diversas estratégias que podem ajudar a sua concessionária a vender mais utilizando o pós-venda e, a seguir, vamos te contar quais são as melhores.
É claro que não poderíamos falar sobre como utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio sem mencionar o atendimento e suporte ao cliente. Afinal, é de extrema importância que sua equipe esteja sempre disponível para ajudar o cliente a sanar dúvidas ou resolver qualquer problema que possa surgir com as máquinas que ele adquiriu.
Com o Campos Service, o atendimento ao cliente é muito mais rápido e preciso, os serviços são agendados e seguem uma programação definida visando a resolução mais rápida do problema. O técnico sai a campo para o atendimento onde registra fotos, vídeos e áudios relacionados a manutenção que acabou de realizar, isso garante a veracidade da informação e a satisfação do cliente quanto ao atendimento prestado, como também o aproxima do vendedor enriquecendo a experiência dele com sua concessionária agrícola. Afinal, o que mais desejamos é que o cliente volte quando precisar de um novo atendimento de manutenção no futuro.
O follow up nada mais é do que manter o contato com o cliente após o fechamento da venda. O principal objetivo dessa ação é garantir que o consumidor sempre se lembre das máquinas da sua concessionária agrícola. Dessa forma, se ele precisar de um trator ou colheitadeira, é na sua empresa que ele vai pensar.
Uma forma de fazer isso, e ainda coletar informações importantes sobre as máquinas, é simplesmente perguntar como está a experiência com o trator ou a colheitadeira. Nesse momento, o vendedor pode até mesmo fazer uma pesquisa de satisfação, utilizando a técnica NPS (Net Promoter Score).
Com ela, as respostas dos seus clientes são distribuídas em uma escala de 0 a 10, que significa:
No onboarding, o vendedor leva o acompanhamento ao cliente para um outro nível. Seu principal objetivo é se certificar de que toda a experiência, desde a primeira impressão, será positiva.
Para isso, ele atua incansávelmente para retirar qualquer barreira que o cliente possa encontrar no maquinário agrícola, especialmente no que diz respeito a questões técnicas. Na prática, o vendedor da sua equipe se torna uma espécie de mentor, garantindo que o cliente tire o melhor proveito das máquinas adquiridas.
Uma das melhores formas de utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio é realizar um atendimento ativo. Mas, para que isso realmente dê certo, é fundamental conhecer o cliente e as suas necessidades. E quando você mantém o contato com seu consumidor, fica mais fácil identificar quais são seus interesses.
Quer um exemplo? Imagine que você ligou para um cliente que adquiriu um trator, para saber como está a adaptação com a nova máquina. No meio da conversa, ele comenta que está pensando em investir em uma colheitadeira.
O próprio cliente te forneceu uma informação que você não teria se não mantivesse o contato. Esse tipo de situação realmente acontece e, nesses casos, basta aproveitar o momento para entender as necessidades do e apresentar a colheitadeira da sua concessionária agrícola para fechar negócio.
Você já imaginou como o seu atendimento melhoraria se você soubesse que uma das máquinas que você comercializou pode ter algum problema antes mesmo do que o cliente? Isso é possível.
Com o dispositivo Campos Track, que é colocado nas máquinas agrícolas, a sua concessionária tem informações atualizadas sobre todos os tratores e colheitadeiras comercializados. Ele oferece dados como localização, velocidade, deslocamento e horímetro.
Tudo isso fornece maior segurança ao cliente e leva o atendimento da sua concessionária agrícola para outro patamar.
Finalmente, esperamos que você tenha percebido o quanto o pós-venda pode ajudar a sua concessionária agrícola a fechar mais negócios. E se você não quer mais perder tempo, clique aqui e conheça a Campos Dealer: uma ferramenta criada exclusivamente para concessionárias como a sua, que valorizam o relacionamento com o cliente e desejam se destacar no mercado.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade