BLOG

Utilizando o pós-venda como oportunidade de negócio

Conheça ações práticas para usar o pós-venda como oportunidade de negócio, melhorando a experiência do cliente e fechando mais vendas para a sua concessionária agrícola.

Os consumidores mudaram. Cada vez mais, as empresas têm percebido que os clientes estão mais engajados e mais difíceis de serem conquistados. Com as concessionárias agrícolas, não é diferente. Seja uma venda grande ou pequena, para uma empresa ou direto para um produtor rural, estamos lidando sempre com pessoas, e para conquistá-las é preciso primeiro cativá-las.

Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do pós-venda. Apesar de muitas empresas ainda não reconhecerem a importância dessa estratégia, a verdade é que ele é decisivo para melhorar a experiência do consumidor e aumentar as vendas da sua concessionária. Mas, como utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio? Nós vamos te explicar a seguir.

O que é?

Antes, precisamos discorrer exatamente sobre o que é o pós-venda. Como o nome sugere, o pós-venda diz respeito a um conjunto de ações realizadas pela empresa após o fechamento de uma venda.

Ou seja: uma empresa que utiliza o pós-venda não encerra o atendimento quando o negócio é fechado.

Afinal, parar de dar atenção para o cliente assim que a compra é finalizada faz com que a sua concessionária agrícola perca grandes oportunidades de fechar novos negócios com o mesmo consumidor.

Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, o pós-venda aumenta as chances de fidelização. Consequentemente, a probabilidade da sua concessionária agrícola fechar novos negócios aumenta. 

Quais são as vantagens para a sua concessionária agrícola?

Você já sabe que o pós-venda é uma das melhores formas de fidelizar um cliente. Mas é claro que essa não é sua única vantagem. Além de estreitar o relacionamento da sua concessionária agrícola com os consumidores, o pós-venda também:

  • Aumenta a retenção de clientes;
  • Gera mais vendas;
  • Aumenta a recompra;
  • Melhora a reputação da sua concessionária agrícola;
  • Oferece vantagem competitiva;
  • Aumenta a renda.

Outra vantagem que também merece destaque é a coleta de dados que o pós-venda oferece, gerando informações estratégicas para a tomada de decisão. E se você acha que realizar um pós-venda eficaz deve ser caro, está enganado. Pesquisas já comprovaram que fidelizar um cliente antigo é muito mais barato do que conquistar um novo.

Ou seja: além de vender mais, você também está economizando recursos.

Como utilizá-lo para vender mais?

Chegou a hora de te explicar como utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio. E a primeira coisa que você precisa compreender é que a jornada de compra não acaba na finalização do negócio. Ao investir no pós-venda, sua equipe de vendas deve enxergar a jornada do cliente como um ciclo.

Outra questão que também precisamos ressaltar é que o pós-venda não se resume ao SAC, reclamações ou à oferta de novos produtos. Ele diz respeito a um conjunto de ações realizadas pelo time de vendas com o intuito de auxiliar o cliente, tirar suas dúvidas sobre os serviços técnicos realizados, entre outros. Isso significa que, por meio de um atendimento ativo, o vendedor da sua concessionária agrícola faz o consumidor se sentir especial, estreitando o relacionamento.

Mas, como fazer isso na prática? Existem diversas estratégias que podem ajudar a sua concessionária a vender mais utilizando o pós-venda e, a seguir, vamos te contar quais são as melhores.

Atendimento e suporte ao cliente

É claro que não poderíamos falar sobre como utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio sem mencionar o atendimento e suporte ao cliente. Afinal, é de extrema importância que sua equipe esteja sempre disponível para ajudar o cliente a sanar dúvidas ou resolver qualquer problema que possa surgir com as máquinas que ele adquiriu.

Com o Campos Service, o atendimento ao cliente é muito mais rápido e preciso, os serviços são agendados e seguem uma programação definida visando a resolução mais rápida do problema. O técnico sai a campo para o atendimento onde registra fotos, vídeos e áudios relacionados a manutenção que acabou de realizar, isso garante a veracidade da informação e a satisfação do cliente quanto ao atendimento prestado, como também o aproxima do vendedor enriquecendo a experiência dele com sua concessionária agrícola. Afinal, o que mais desejamos é que o cliente volte quando precisar de um novo atendimento de manutenção no futuro.

Follow up

O follow up nada mais é do que manter o contato com o cliente após o fechamento da venda. O principal objetivo dessa ação é garantir que o consumidor sempre se lembre das máquinas da sua concessionária agrícola. Dessa forma, se ele precisar de um trator ou colheitadeira, é na sua empresa que ele vai pensar.

Uma forma de fazer isso, e ainda coletar informações importantes sobre as máquinas, é simplesmente perguntar como está a experiência com o trator ou a colheitadeira. Nesse momento, o vendedor pode até mesmo fazer uma pesquisa de satisfação, utilizando a técnica NPS (Net Promoter Score).

Com ela, as respostas dos seus clientes são distribuídas em uma escala de 0 a 10, que significa:

  • 0 a 6 – clientes insatisfeitos, que podem inclusive criticar sua empresa. Esses demandam uma atenção extra, para que você possa identificar o motivo do descontentamento. 
  • 7 a 8 – esses clientes estão satisfeitos, mas não a ponto de se engajar com a empresa. A fidelização demanda um esforço maior por parte da sua concessionária agrícola.
  • 9 a 10 – essa escala reúne os clientes mais satisfeitos com as suas máquinas agrícolas e com o atendimento. Eles compreendem o valor da empresa e, por essa razão, são os mais propensos a indicar sua concessionária para outros clientes em potencial.

Onboarding

No onboarding, o vendedor leva o acompanhamento ao cliente para um outro nível. Seu principal objetivo é se certificar de que toda a experiência, desde a primeira impressão, será positiva.

Para isso, ele atua incansávelmente para retirar qualquer barreira que o cliente possa encontrar no maquinário agrícola, especialmente no que diz respeito a questões técnicas. Na prática, o vendedor da sua equipe se torna uma espécie de mentor, garantindo que o cliente tire o melhor proveito das máquinas adquiridas.

Conhecer as necessidades do cliente

Uma das melhores formas de utilizar o pós-venda como oportunidade de negócio é realizar um atendimento ativo. Mas, para que isso realmente dê certo, é fundamental conhecer o cliente e as suas necessidades. E quando você mantém o contato com seu consumidor, fica mais fácil identificar quais são seus interesses.

Quer um exemplo? Imagine que você ligou para um cliente que adquiriu um trator, para saber como está a adaptação com a nova máquina. No meio da conversa, ele comenta que está pensando em investir em uma colheitadeira.

O próprio cliente te forneceu uma informação que você não teria se não mantivesse o contato. Esse tipo de situação realmente acontece e, nesses casos, basta aproveitar o momento para entender as necessidades do e apresentar a colheitadeira da sua concessionária agrícola para fechar negócio.  

Identificando problemas com antecedência

Você já imaginou como o seu atendimento melhoraria se você soubesse que uma das máquinas que você comercializou pode ter algum problema antes mesmo do que o cliente? Isso é possível.

Com o dispositivo Campos Track, que é colocado nas máquinas agrícolas, a sua concessionária tem informações atualizadas sobre todos os tratores e colheitadeiras comercializados. Ele oferece dados como localização, velocidade, deslocamento e horímetro.

Tudo isso fornece maior segurança ao cliente e leva o atendimento da sua concessionária agrícola para outro patamar.

Finalmente, esperamos que você tenha percebido o quanto o pós-venda pode ajudar a sua concessionária agrícola a fechar mais negócios. E se você não quer mais perder tempo, clique aqui e conheça a Campos Dealer: uma ferramenta criada exclusivamente para concessionárias como a sua, que valorizam o relacionamento com o cliente e desejam se destacar no mercado.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos