BLOG

Desempenho do mercado de máquinas agrícolas: números que você precisa ficar de olho

Com os produtores motivados pelos resultados positivos das últimas safras, investimento em modernização continuam a impulsionar o mercado de máquinas agrícolas
desempenho do mercado de máquinas agrícolas

Não é segredo para ninguém que a pandemia causada pelo coronavírus trouxe um cenário bastante desafiador para todos os segmentos da economia. Entretanto, apesar desse contexto sensível, o mercado de máquinas agrícolas registrou crescimento tanto em 2020 quanto em 2021

Afinal, estamos falando de um nicho responsável pela tecnologia que alimenta os mais de 211 milhões de brasileiros e ainda contribui para levar comida à mesa de 1,3 bilhões de pessoas no mundo. Para te ajudar a entender mais sobre esse nicho e se atualizar sobre as perspectivas do mercado de máquinas agrícolas, preparamos este conteúdo especial. 

Boa leitura! 

Panorama do mercado de máquinas agrícolas em 2021

Segundo a última projeção da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), feita no final de outubro, o setor de máquinas agrícolas deve fechar o ano com crescimento de 20% ante 2020. Vale destacar que a projeção anterior previa alta de 12%. 

Quanto ao faturamento, na comparação entre janeiro e agosto de 2020 com igual período de 2021, a ABIMAQ aponta crescimento de 53,1%. Saldo positivo também na geração de emprego (+20,6%) e na capacidade instalada das fábricas (+79%). 

Por outro lado, o último boletim da entidade (que trazem dados de setembro), mostrou que houve queda de 4,8% na receita do mercado de máquinas agrícolas quando comparado o desempenho de setembro com agosto. Em partes, esse número se relaciona com o forte avanço registrado em agosto. 

Apesar disso, os números no acumulado ano mostram que, mesmo com os desafios ainda batendo na porta dos fabricantes de máquinas, como, por exemplo, a falta de peças e componentes no mundo todo, o segmento continua crescendo e não deve arrefecer nos próximos meses. 

desempenho do mercado de máquinas agrícolas

Fatores que estão impulsionando esse cenário 

  • Produtores motivados graças a uma sequência de safras com resultados positivos;
  • Produtores mais atentos e buscando investir em modernização de equipamentos para aumentar a produtividade;
  • Agricultura brasileira está cada vez mais tecnológica, elevando a produtividade do campo;
  • Empresários do campo mais conscientes de que investir na compra de máquinas e implementos agrícolas traz retorno significativo para a competitividade na produção do campo; 
  • Fabricantes desenvolvendo máquinas e equipamentos com tecnologias de ponta. 

Projeções do mercado de máquinas agrícolas para 2022

De acordo com as projeções feitas por Pedro Estevão Bastos de Oliveira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da ABIMAQ, durante o Congresso AutoData Perspectivas 2022, o mercado de máquinas agrícolas em 2022 deve se manter em patamar semelhante ao de 2021

Segundo o especialista, as fabricantes de máquinas agrícolas devem observar um desaquecimento do mercado, principalmente, por volta do segundo semestre do próximo ano até 2023. Isso deve acontecer por uma oscilação no setor agrícola, que historicamente registra picos e quedas. 

Gostou desse conteúdo sobre o mercado de máquinas agrícolas? Aproveite para seguir nossos perfis no InstagramFacebook e LinkedIn, assim você fica por dentro de mais novidades!

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos