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O porquê realizar pesquisas de experiência/satisfação com o cliente

Entenda qual é a importância das pesquisas de experiência/satisfação do cliente e quais são as razões para essa ferramenta ser uma excelente forma de obter informações preciosas sobre os consumidores da sua concessionária agrícola.
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Você sabe o que os seus clientes pensam sobre a sua concessionária agrícola? Se a resposta for “não”, saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade. Afinal, as opiniões dos clientes podem fornecer informações preciosas, que te ajudam a compreender se eles estão satisfeitos com os produtos e com o atendimento da empresa. Sem falar que, com elas, você também consegue verificar se as estratégias de negócio estão dando certo ou não.

Nós já comentamos no blog sobre o que é a experiência do cliente e qual é a sua importância. Agora, está na hora de te mostrar que existe uma maneira simples de incentivar os clientes a compartilharem suas experiências, com feedbacks valiosos. Estamos falando sobre as pesquisas de experiência/satisfação.

O que é uma pesquisa de experiência do cliente?

Uma pesquisa de experiência/satisfação do cliente nada mais é do que um questionário que ajuda a empresa a compreender a percepção do cliente com relação à qualidade dos produtos e serviços prestados. Ou seja, ela permite que você descubra qual é a opinião dos clientes sobre a sua concessionária agrícola.

Com perguntas quantitativas e/ou qualitativas, a pesquisa de experiência/satisfação pode levar em consideração toda a experiência do cliente com os produtos, serviços, atendimento e interações, de maneira geral. Além disso, ela também pode ser relacionada a assuntos específicos da concessionária agrícola.

Com as respostas, é possível criar estratégias visando o aumento da qualidade dos produtos e serviços, além da melhora do atendimento, é claro. Mas isso não é tudo. As informações obtidas ainda servem como embasamento para a tomada de decisões.

Qual é a frequência ideal para fazer uma pesquisa de experiência/satisfação?

No que diz respeito ao momento ideal para realizar uma pesquisa de experiência/satisfação, ele depende basicamente dos objetivos da empresa com a pesquisa em questão. Se a ideia é analisar o processo de vendas, é recomendado que a pesquisa seja feita logo após o fechamento da compra. Mas, se você pretende verificar qual é a percepção da marca, como um todo, as pesquisas devem ser realizadas esporadicamente.

Porquê várias empresas utilizam esse tipo de pesquisa regularmente?

Os clientes são o bem mais valioso de uma empresa. São eles que utilizam os seus produtos e serviços, além de estarem frequentemente em contato com a sua equipe, especialmente quando tem alguma dificuldade.

Como as pesquisas de experiência/satisfação são uma ferramenta que quantifica o nível de contentamento dos clientes com a empresa, fica simples compreender por que tantas empresas fazem uso desse recurso.

A principal função de uma pesquisa de experiência/satisfação é saber se as expectativas dos consumidores estão sendo atendidas. Mas ela vai muito além disso, já que ela ajuda o gestor a enxergar a concessionária agrícola com outros olhos.

Como isso é possível? A resposta é simples:

Quem está dentro da empresa, muitas vezes não consegue identificar falhas e limitações da própria companhia. Mas, ao saber qual é a opinião dos clientes, o gestor consegue ter uma visão externa da concessionária agrícola.

Isso causa um impacto positivo, especialmente quando essas opiniões são vistas como oportunidades. Afinal, com uma pesquisa de satisfação, você recebe sugestões e ideias diretamente da fonte. Ou seja, os próprios clientes vão te ajudar a realizar melhorias na empresa.

3 benefícios de realizar uma pesquisa de satisfação

Você já sabe que uma pesquisa de experiência/satisfação te mostra qual é a opinião do cliente sobre a sua concessionária agrícola. Mas existem inúmeras vantagens que essa informação pode oferecer para a sua empresa. A seguir, listamos as 3 mais importantes.

1. Você passa a conhecer melhor os seus clientes

A melhor forma de saber exatamente o que os seus clientes querem é ouvindo-os. E a pesquisa de satisfação é a melhor ferramenta para te ajudar nessa missão. Com ela, você descobre quais são as dificuldades do seu público e é capaz de identificar quais as dores do seu cliente.

Ou seja, você consegue mapear o que é mais importante para os seus consumidores. E com as informações coletadas, fica mais fácil criar estratégias para atender o cliente da melhor forma possível, oferecendo o que ele realmente está buscando.

2. Evita possíveis danos à imagem da empresa

Quando se faz uma pesquisa de satisfação, é preciso estar preparado para ver opiniões negativas sobre a sua concessionária agrícola. Pode não ser uma tarefa fácil, mas é importante que essas opiniões não sejam vistas como um insulto. As reclamações, na verdade, devem ser enxergadas como oportunidades.

Afinal, elas te ajudam a identificar erros que estão sendo cometidos e que impedem o crescimento da concessionária agrícola. Com isso, é possível agir com maior rapidez na resolução dos problemas, antes mesmo deles se tornarem uma crise que possa danificar a imagem da companhia.

3. Contribui para a fidelização dos clientes

Todo cliente gosta de ser ouvido e a pesquisa de experiência/satisfação é uma excelente ferramenta para dar voz aos seus consumidores. A oportunidade de expor suas opiniões faz com que o cliente se aproxime ainda mais da empresa, fortalecendo o relacionamento. E isso se torna ainda mais forte quando as sugestões dadas pela clientela se tornam realidade.

Com essa iniciativa, você mostra ao cliente que, além de estar preocupado com o que ele tem a dizer, a concessionária agrícola realmente deseja realizar melhorias e está disposta a colocar suas sugestões em prática. Qual é o resultado disso? O aumento da taxa de fidelização dos clientes e do “valor” do seu produto/serviço.

Esses são os 3 grandes benefícios que as pesquisas de experiência/satisfação podem oferecer à sua concessionária agrícola. Mas o que eles têm em comum? Todos estão diretamente relacionados à melhora do atendimento ao cliente. Consequentemente, também levam ao aumento das vendas.

Esperamos que você tenha compreendido a importância da realização de pesquisas de satisfação. E se você gostou dessa publicação, se inscreva na newsletter da Campos Dealer para receber mais conteúdos como este.

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