Você já parou para pensar em como é a experiência do cliente que entra em contato com a sua concessionária agrícola? Se você ainda não reservou um tempo para refletir sobre o assunto, esse é o momento ideal.
Como você já deve imaginar, a concorrência em todos os setores cresce a cada dia. Com isso, as marcas estão sempre buscando diferentes formas de conquistar os clientes. Uma das mais importantes é a experiência do cliente. Afinal, nos últimos anos, o relacionamento com a clientela se tornou tão importante quanto os produtos ou serviços prestados.
Quer entender de que forma a experiência do cliente pode impactar na sua concessionária agrícola? Veja na sequência.
A experiência do cliente diz respeito ao relacionamento entre a empresa e o cliente. Ou seja, ela está diretamente relacionada com o atendimento oferecido ao cliente em todos os contatos dele com a sua concessionária agrícola. Cada um desses contatos representa uma experiência e a soma deles leva à percepção que o cliente tem da empresa.
Sendo assim, quando uma empresa investe na experiência do cliente, isso significa que ela está preocupada em proporcionar a melhor experiência possível para eles. Dessa forma, cada etapa da jornada de compra, incluindo o pós-venda, é realizada com o máximo de cuidado e eficiência para garantir experiências personalizadas e diferenciadas.
Para que você possa compreender o quanto a experiência do cliente é importante, analise a seguinte questão:
É claro que a primeira opção pode ser atraente. Mas a verdade é que quando o assunto é a fidelização dos clientes, a experiência conta mais. É por esse motivo que 72% das empresas apontam que a experiência do cliente é uma prioridade.
Afinal, uma boa experiência garante a satisfação do cliente. E mais do que isso, eleva seu nível de lealdade. Ou seja, aumenta consideravelmente as chances dele voltar a comprar da sua concessionária agrícola.
Resumindo, enquanto uma experiência negativa afasta o cliente, uma experiência positiva faz com que ele se aproxime cada vez mais da empresa. E, com isso, a sua concessionária agrícola se mantém sempre à frente das concorrentes.
Por melhor que possa ser a experiência do seu cliente atualmente, saiba que ela sempre pode melhorar. E para isso, o primeiro passo é compreender o que o cliente espera dos seus produtos e serviços. Nesse ponto, lembre-se de levar em consideração cada etapa do atendimento, desde o primeiro contato, até o pós-venda.
Após essa análise inicial, existem alguns fatores que podem contribuir para uma melhor experiência do cliente. Mas antes de falar especificamente sobre eles, considere os dois cenários a seguir:
Imagine que o trator de um cliente da sua concessionária agrícola apresentou problemas. Sendo assim, ele liga para a empresa, solicitando a realização de uma manutenção. Durante esse contato telefônico, um dos colaboradores informa que vai verificar a disponibilidade dos técnicos para o atendimento.
A partir desse momento, o cliente não sabe ao certo se e quando terá o seu problema solucionado. Por outro lado, o colaborador troca mensagens com outros colegas, técnicos e gestores, tentando encontrar alguém para atender ao cliente em questão.
Imagine que o trator do mesmo cliente apresentou problemas e ele entrou em contato com a sua concessionária agrícola, solicitando uma manutenção. Porém, nesse caso, o seu colaborador já tem acesso à agenda atualizada dos técnicos. Com isso, ele consegue prontamente informar ao cliente o dia e a hora em que ele será atendido.
Consequentemente, o cliente sente maior segurança e entende que a sua empresa se preocupa com ele.
Esses dois cenários são ótimos exemplos para mostrar o quanto a experiência do cliente pode mudar para melhor, se a sua concessionária agrícola tiver uma atenção especial com três fatores internos. São eles:
O cenário nº2 mostra que uma boa gestão do trabalho de todos os colaboradores fornece todas as informações necessárias para atender o cliente de forma ágil e eficiente. Dessa forma, sua concessionária agrícola passa a imagem de que toda a equipe está realmente preocupada com o problema do cliente e que trabalha para ajudar a resolvê-lo o mais rápido possível.
Qualquer estratégia que a sua concessionária agrícola possa criar com relação à experiência do cliente passa por uma equipe de suporte e atendimento técnico bem treinada.
Mas, mais do que isso, o cliente precisa ter um canal de comunicação eficiente, para entrar em contato com a sua concessionária. Sem falar que ele deve receber um atendimento com rapidez e competência. Lembre-se que a ideia não é só proporcionar um atendimento satisfatório, mas surpreender o cliente positivamente. Dessa forma, ele vai se tornar fiel à sua concessionária agrícola.
Uma excelente forma de melhorar a experiência do cliente é usar dados estratégicos à seu favor. Afinal, eles contam com informações preciosas sobre o atendimento que a sua concessionária agrícola presta. Alguns exemplos, são:
Com essas informações, já é possível monitorar a experiência do cliente e em quais pontos ela deve ser aprimorada.
Agora que você já entendeu qual é a importância da experiência do cliente, aproveite para conhecer o nosso material rico “Da prospecção ao pós-venda: O guia para o sucesso”. Nele, você encontrará dicas valiosas para que a sua concessionária agrícola consiga conquistar e fidelizar ainda mais clientes.
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