BLOG

Entenda os impactos da estiagem na produtividade do campo

A estiagem ainda tira o sono de muitos produtores rurais, mas a ajuda da tecnologia pode ser a solução para este velho problema brasileiro.
estiagem agronegócio

Segundo estimativas recentes, o crescimento do PIB do agronegócio para 2022 será menor do que a projeção inicial. Um dos culpados por isso é a estiagem, uma velha conhecida de quem trabalha no campo e que causa grandes uma grande dor de cabeça para a economia.

Leia mais:

Cenários para o mercado de máquinas agrícolas em 2022: o que esperar do segmento?

Falta de matéria-prima para fabricar máquinas e implementos agrícolas: isso deve mudar em 2022?

A ausência de chuvas é definitivamente um dos maiores contratempos do produtor rural brasileiro. Além das perdas nas safras, a preocupação com o futuro e a busca pela resolução do problema são recorrentes na rotina do empreendedor do agronegócio.

Para isso, encontrar as soluções mais eficientes tem sido o objetivo de todos que sofrem com o período de seca e buscam por alternativas para depender cada vez menos do que vem – ou não vem – do céu.

Estiagem causa perdas para o agronegócio

A preocupação com a estiagem é totalmente justificada quando vemos os números da projeção do PIB do agro. O impacto é tanto que a previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a estimativa de alta de 2,8% passou para um crescimento de 1%.

Entre os principais motivos para isso, a estiagem no sul, em São Paulo e também no Mato Grosso foi fundamental para prejudicar as plantações e causar problemas na colheita. Só nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, a queda da produção de soja chegou a 40,7% e 38,5% respectivamente

Apesar disso, para não dizer que não há boa notícia, algumas culturas devem crescer nos próximos meses e fazer com que o setor ainda possa sonhar mais alto. Entre os principais destaques positivos estão o café, cana-de-açúcar e milho, que deverão diminuir um pouco o impacto da seca nas lavouras.

Isso, é claro, mostra como a questão da estiagem preocupa e acaba sendo como uma âncora para derrubar as expectativas criadas no começo da safra. Com isso, os produtores são obrigados a lidar com prejuízos que comprometem a capacidade de investimento no futuro.

Resolver esse problema é mais do que evitar prejuízos, trata-se de encontrar solução para algo que preocupa há muito tempo e que impede um bom crescimento de todo o setor que é fundamental para a economia do país.

Tecnologia na solução da estiagem

O avanço tecnológico vem transformando a rotina do produtor rural há muitos anos. Com soluções criativas para os mais diversos problemas, a estiagem também pode ser contornada com uma boa ajuda.

Nesse sentido, a entrada de um maquinário agrícola moderno é capaz de atender uma demanda antiga das lavouras que enfrentam longos períodos sem chuvas. Equipamentos como patrolas motoniveladoras e pás carregadeiras atuam para criar condições que possibilitem a irrigação adequada.

Elas ajudam a melhorar a irrigação e também atuam na construção e ampliação dos reservatórios de água, que são fundamentais para quando a chuva não cai e é necessário realizar uma intervenção humana.

Além disso, o incentivo para a criação de projetos que ajudem a acabar com a estiagem também contribuem para que se encontrem novos caminhos que tornem esse problema parte apenas do passado.

E não é de hoje que a tecnologia contribui para o desenvolvimento do agronegócio, pois este tema já vem ganhando espaço e transformando completamente um dos segmentos mais importantes para a nossa sociedade.

Para saber mais sobre este assunto, confira o artigo que publicamos em nosso blog onde falamos sobre as principais tecnologias que estão em alta e ajudando a formar um futuro ainda mais brilhante para o campo.

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos