BLOG

Entenda os impactos da estiagem na produtividade do campo

A estiagem ainda tira o sono de muitos produtores rurais, mas a ajuda da tecnologia pode ser a solução para este velho problema brasileiro.
Publicado em
Estiagem agronegócio

Segundo estimativas recentes, o crescimento do PIB do agronegócio para 2022 será menor do que a projeção inicial. Um dos culpados por isso é a estiagem, uma velha conhecida de quem trabalha no campo e que causa grandes uma grande dor de cabeça para a economia.

Leia mais:

Cenários para o mercado de máquinas agrícolas em 2022: o que esperar do segmento?

Falta de matéria-prima para fabricar máquinas e implementos agrícolas: isso deve mudar em 2022?

A ausência de chuvas é definitivamente um dos maiores contratempos do produtor rural brasileiro. Além das perdas nas safras, a preocupação com o futuro e a busca pela resolução do problema são recorrentes na rotina do empreendedor do agronegócio.

Para isso, encontrar as soluções mais eficientes tem sido o objetivo de todos que sofrem com o período de seca e buscam por alternativas para depender cada vez menos do que vem – ou não vem – do céu.

Estiagem causa perdas para o agronegócio

A preocupação com a estiagem é totalmente justificada quando vemos os números da projeção do PIB do agro. O impacto é tanto que a previsão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a estimativa de alta de 2,8% passou para um crescimento de 1%.

Entre os principais motivos para isso, a estiagem no sul, em São Paulo e também no Mato Grosso foi fundamental para prejudicar as plantações e causar problemas na colheita. Só nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, a queda da produção de soja chegou a 40,7% e 38,5% respectivamente

Apesar disso, para não dizer que não há boa notícia, algumas culturas devem crescer nos próximos meses e fazer com que o setor ainda possa sonhar mais alto. Entre os principais destaques positivos estão o café, cana-de-açúcar e milho, que deverão diminuir um pouco o impacto da seca nas lavouras.

Isso, é claro, mostra como a questão da estiagem preocupa e acaba sendo como uma âncora para derrubar as expectativas criadas no começo da safra. Com isso, os produtores são obrigados a lidar com prejuízos que comprometem a capacidade de investimento no futuro.

Resolver esse problema é mais do que evitar prejuízos, trata-se de encontrar solução para algo que preocupa há muito tempo e que impede um bom crescimento de todo o setor que é fundamental para a economia do país.

Tecnologia na solução da estiagem

O avanço tecnológico vem transformando a rotina do produtor rural há muitos anos. Com soluções criativas para os mais diversos problemas, a estiagem também pode ser contornada com uma boa ajuda.

Nesse sentido, a entrada de um maquinário agrícola moderno é capaz de atender uma demanda antiga das lavouras que enfrentam longos períodos sem chuvas. Equipamentos como patrolas motoniveladoras e pás carregadeiras atuam para criar condições que possibilitem a irrigação adequada.

Elas ajudam a melhorar a irrigação e também atuam na construção e ampliação dos reservatórios de água, que são fundamentais para quando a chuva não cai e é necessário realizar uma intervenção humana.

Além disso, o incentivo para a criação de projetos que ajudem a acabar com a estiagem também contribuem para que se encontrem novos caminhos que tornem esse problema parte apenas do passado.

E não é de hoje que a tecnologia contribui para o desenvolvimento do agronegócio, pois este tema já vem ganhando espaço e transformando completamente um dos segmentos mais importantes para a nossa sociedade.

Para saber mais sobre este assunto, confira o artigo que publicamos em nosso blog onde falamos sobre as principais tecnologias que estão em alta e ajudando a formar um futuro ainda mais brilhante para o campo.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Informativos

Novidades do Campos Dealer — Dezembro de 2023

Continuamos a trabalhar para aprimorar cada vez mais a nossa plataforma, confira agora as novidades mais recentes.
Dicas e utilidades

Implantação do CRM Campos Dealer nas concessionárias agrícolas

Descubra como a implementação inovadora do CRM da Campos Dealer revoluciona as concessionárias agrícolas, elevando o gerenciamento de vendas e atendimento ao cliente a um novo patamar.Não se trata apenas de uma ferramenta tecnológica, mas sim de uma parceria estratégica que impulsiona melhorias significativas de desempenho e eficiência em todas as etapas da venda.Leia agora para entender como essa solução não apenas transforma, mas garante o sucesso contínuo e o crescimento sustentável das concessionárias agrícolas.
Mercado

As tendências e novidades da Agricultura 5.0

Descubra as principais tendências da Agricultura 5.0 neste artigo informativo. Explore como a agricultura está evoluindo com a integração de tecnologias avançadas, como automação, IoT, IA e muito mais.
Dicas de vendas

Entenda como usar um CRM

A transformação digital trouxe uma série de ferramentas para facilitar a gestão e o relacionamento de empresas com seus clientes. Veja como o CRM, uma das ferramentas em ascensão, pode auxiliar no desempenho da sua concessionária agrícola.

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade