BLOG

Tendências e tecnologias para o agronegócio em 2022

tecnologias para o agronegócio

O agronegócio é um dos protagonistas da economia brasileira. Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), quase 1/3 do PIB nacional vem desse setor. Parte do sucesso do agro se deve às modernas técnicas de cultivo e maquinário cada vez mais tecnológico, que tornam as produções mais eficientes. 

De acordo com a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), “a evolução da produção agrícola brasileira está diretamente atrelada ao número expressivo de fabricantes nacionais de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, que produzem avançadas soluções tecnológicas para várias aplicações.”

Com previsões otimistas para o agronegócio em 2022 — O Ministério da Agricultura estima crescimento de 4,4% no valor bruto da produção (VBP) —, o cenário de desenvolvimento tecnológico continua em alta. E tudo indica que devemos continuar a ver novidades em máquinas, equipamentos e tecnologias para o campo. 

Quer saber as principais tendências para o agronegócio que devem ganhar ainda mais força este ano? É só continuar a leitura! 

Máquinas agrícolas

Máquinas que se destacam pelo baixo consumo de combustível e alto rendimento operacional estão cada vez mais presentes nos pátios das concessionárias agrícolas. Sem dúvida, essa é uma das maiores demandas dos clientes na hora de modernizar a frota do campo. 

Indispensáveis para o trabalho no campo, o maquinário tem evoluído para entregar mais economia, eficiência produtiva e sustentabilidade. Neste quesito, as máquinas agrícolas estão ganhando recursos para reduzir o impacto ambiental causado pelo seu uso. 

É impossível falar das tendências em máquinas agrícolas sem citar a conectividade. Equipamentos autônomos, totalmente controlados por computador e dispositivos móveis por meio de GPS, se destacam como solução para maior produtividade e solução para suprir a falta de mão de obra qualificada. 

Drones

Bastante usados em áreas como a construção civil, a aplicação de drones no campo tem aumentado a cada ano, tornando-se uma das tecnologias para o agronegócio em 2022 que mais deve crescer. 

Drones podem ser usados no agro como sistemas de verificação de área, permitindo acompanhar com máxima precisão e rapidez todos os espaços da lavoura. Graças a visão aérea que o drone possibilita, os produtores conseguem verificar, por exemplo, o confinamento do gado, qualidade da plantação, se toda a área foi semeada, etc. 

Soluções em monitoramento para o agronegócio

Além dos drones, há outras tecnologias que também permitem acompanhar as atividades de forma remota. Por exemplo, a telemetria, que já permite visualizar em tempo real funções como a pulverização de plantações. 

Dessa forma, é possível controlar automaticamente o trabalho, em um controle integrado de dados. Outro exemplo são os sistemas integrados às máquinas agrícolas para monitorar o desempenho delas. 

Com dados emitidos em tempo real, informando o tempo de uso da máquina, atividade executada, entre outras, é possível antecipar manutenções, fazer ajustes preventivos, trocar peças e programar reparos, de forma a não comprometer a produtividade do campo. 

Inteligência Artificial (IA)

No ano passado, tivemos a criação da Rede de inovação em Inteligência Artificial, com quase R$ 140 milhões de investimento por parte do Governo Federal. A projeção é que 30% desse valor seja destinado ao agronegócio. 

tecnologias para o agronegócio

Sustentabilidade 

A sustentabilidade é um conceito que já está intrínseco em muitas esferas econômicas no mundo todo. A cada dia, surgem novas tecnologias para reduzir o impacto no meio ambiente, mas sem comprometer o desenvolvimento produtivo.

Portanto, não é erro destacar que a sustentabilidade é umas tendências agrícolas para 2022, que pode ser vista em máquinas modernas que utilizam menos recursos como água e combustível, assim como em técnicas produtivas mais ecologicamente consciente. 

Internet das Coisas (IoT)

Soluções baseadas na Internet das Coisas (IoT) devem ganhar mais espaço entre as novidades para o agronegócio em 2022. Com o uso de sensores, é possível coletar dados e informações sobre praticamente tudo o que é feito no campo, permitindo funções como rastreabilidade e controle de precisão. 

Ainda para este ano, o setor deve perceber um aumento na tecnologia conhecida como Edge Analytics, uma espécie de evolução da Internet das Coisas (IoT), que consiste basicamente no processamento dos dados coletados em informações geradas no computador de bordo do maquinário. 

Conectividade 4G e 5G 

Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey & Company, as conexões móveis deverão fornecer cobertura para 80% das áreas rurais até 2030. A conectividade é fundamental para acesso as grandes inovações e tendências do agronegócio.

Com a tecnologia 5G finalmente chegando ao país, este ano veremos uma melhora na cobertura de rede móvel, ampliando o acesso às tecnologias necessárias para os produtores modernizarem a produção e investirem em novas tecnologias.  

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estima que a evolução nas redes móveis, com a tecnologia do 5G, pode aumentar 25% a conectividade do agronegócio em 2022. 

Por fim, não podemos deixar de mencionar como as inovações tecnológicas trarão meios de melhoras as atividades de manutenção de máquinas agrícolas. Afinal, com maquinários cada vez mais modernos e a necessidade de produtividade no agro, esse setor demanda mais controle e agilidade. 

Entenda mais em nosso artigo: como aumentar o faturamento da sua concessionária agrícola por meio de uma gestão eficiente da oficina mecânica

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos