BLOG

Cenários para o mercado de máquinas agrícolas em 2022: o que esperar do segmento?

Máquinas agrícolas: cenário para 2022 ainda é um pouco incerto, mesmo com bom desempenho da safra, falta de peças e componentes preocupa mercado. Saiba mais em nosso blog!
máquinas agrícolas

Apesar de projeções otimistas, o cenário para o mercado de máquinas agrícolas em 2022 ainda é um pouco incerto. Os bons números de 2021 somado com o bom desempenho do agronegócio no ano aquecem as expectativas. 

Entretanto, a falta de peças e componentes para fabricação de maquinários ainda preocupa o segmento. A recomendação é antecipar os pedidos de vendas, assegurando a entrega dos equipamentos ao consumidor com o máximo de antecedência possível.

Confira, a seguir, mais dados e projeções para o setor! 

Balanço 2021 máquinas e equipamentos agrícolas 

Segundo a última projeção da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o setor de máquinas agrícolas deve fechar o ano com crescimento de 20% ante 2020. Desempenho que motivou grande parte dos produtores rurais a adquirir novas máquinas e equipamentos agrícolas para modernizar a produção e obter resultados ainda melhores no próximo ano. 

Aqui, fatores como a colheita recorde de grãos na safra (mesmo com fatores climáticos que afetaram a produção) e a valorização da moeda americana frente ao real proporcionaram ganhos expressivos aos produtores, principalmente àqueles exportadores. 

Consequentemente, o mercado de máquinas agrícolas percebeu maior procura. Conforme balanço daFederação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), somente no primeiro semestre de 2021, foram comercializadas mais de 25 mil máquinas agrícolas, número 29,5% superior do que no mesmo período de 2020.

Todavia, grande parte dos produtos adquiridos estão com entregas previstas somente para o próximo ano. O principal motivo é a dificuldade que as fabricantes estão enfrentando para conseguir peças e componentes para atender a alta demanda. 

máquinas agrícolas
Segundo Abimaq, mercado de máquinas agrícolas em 2022 deve repetir número positivo de 2021

Perspectivas para o mercado de máquinas agrícolas em 2022

Em relação ao desempenho do agronegócio, espera-se bons números no próximo ano. A análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgada no dia 1/12,  mostra cenários positivos para a safra de grãos em 2022. Os dados do estudo mostram safra recorde para a soja (+3,4%), recuperação e expectativa de recorde na produção de milho (+34,1%), leve queda na produção de arroz (-1,8%) e alta na produção de algodão (+12,6%). 

Outra projeção favorável diz respeito a retomada dos eventos presenciais, graças ao avanço da vacinação e consequente redução dos casos de Covid-19. Tradicionalmente, feiras e eventos são importantes ferramentas de negócios para a cadeia do agronegócio e o provável retorno deve aquecer o mercado. 

A expectativa de Pedro Estevão Bastos de Oliveira, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Abimaq, durante o evento online Congresso AutoData Perspectivas 2022, é que o setor de máquinas agrícolas em 2022 repita o resultado de 2021. Apesar de redução no número de pedidos, os níveis continuarão em alta comparados com períodos anteriores. 

Outros dados e tendências importantes 

Existe ainda uma certa tendência de áreas dedicadas somente à pecuária serem transformadas em campos de lavoura. Ou, de produtores adotarem o chamado sistema integrado lavoura pecuária. De qualquer forma, essa tendência deve impulsionar também o setor de máquinas e implementos agrícolas em 2022.

Aço, peças, componentes, semicondutores e até mesmo pneus estão em falta no mercado, complicando a vida das fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas. Muitas empresas estão recorrendo ao transporte por avião para conseguir obter os insumos necessários para atender a demanda. Hoje, é comum encontrar pedidos com prazo de entrega para 2023. 

Esse cenário só deve começar a melhorar no segundo semestre de 2022, com base na projeção feita pelo especialista da Abimaq. Enquanto isso, a recomendação é que as lojas e concessionárias agrícolas antecipem ao máximo os pedidos, garantindo preços e prazo de entrega para atender aos agricultores. 

Quer aproveitar ao máximo este momento e sair na frente do seu concorrente? Sugerimos a leitura no nosso conteúdo “Como transformar em vendas os dados do seu CRM?”! 

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos