BLOG

Entenda como a guerra na Ucrânia impacta o agronegócio brasileiro

Em meio ao cenário de medo e incertezas, surge a grande preocupação: como a guerra na Ucrânia impacta o agronegócio brasileiro?
Publicado em
Guerra na ucrânia

Após os desafios trazidos pela pandemia, e os bons resultados de 2021, a expectativa era promissora para o setor agropecuário brasileiro em 2022. Mas isso foi antes do presidente da Rússia, Vladimir Putin, invadir o território ucraniano. Em meio ao cenário de medo e incertezas, surge a grande preocupação: como a guerra na Ucrânia impacta o agronegócio brasileiro? 

Primeiramente, é importante analisar alguns dados desses países. Juntas, Rússia e Ucrânia concentram 28% da produção mundial de trigo e 20% do milho. Somente a Rússia responde por 13% do mercado global de fertilizantes e 12% do de petróleo.

Além disso, a Rússia é o sexto país de quem o Brasil mais importa produtos, sendo os fertilizantes químicos o primeiro da lista. Apesar do receio, analistas indicam que, no curto prazo, a guerra na Ucrânia não impacta o agronegócio brasileiro fortemente, apesar de já ser registrada alta no preço dos fertilizantes. 

Tudo deve depender das sanções impostas pelos outros países, como o conflito deve se desenrolar e, claro, o tempo que levará. Em uma perspectiva “otimista”, talvez o agro sinta os efeitos na próxima safra, o que deve incluir insumos mais caros, entre outros. 

Preço de fertilizantes sobe até 5,8% no Brasil 

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a pedido do CNN Brasil Business, os preços dos fertilizantes usados pelo agronegócio brasileiro aumentaram 5,8%, em uma semana após o início da guerra na Ucrânia. Segundo especialistas da CNN, o reajuste de preços não deve impactar fortemente esta safra, mas pode pesar na próxima. 

Atualmente, o Brasil importa três tipos de fertilizantes da Rússia: fosfato monoamônico (MAP), potássio e ureia. A participação de cada um é, respectivamente, 50%, 30% e 20%. Ao todo, o Brasil importa em média US$ 5,7 bilhões em produtos da Rússia, sendo 65% em fertilizantes, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O preço não é a única problemática aqui. Desde 2021, o Brasil, assim como o resto do mundo, enfrenta grande dificuldade para comprar fertilizantes. Os principais motivos são a crise energética que afeta a Europa e China, as interrupções das cadeias globais por conta da pandemia, o controle de exportações de alguns países e as sanções contra Belarus. 

O próprio encontro do presidente Jair Bolsonaro com Putin, poucos dias antes da guerra da Ucrânia, e a posição neutra do Brasil diante do conflito são consideradas estratégias para assegurar o fornecimento do insumo, tão relevante para a produção nacional. 

 

Guerra na ucrânia
Brasil é o maior importador mundial de fertilizantes. Rússia é o principal fornecedor brasileiro, qualquer aumento de preços e/ou ameaça de desabastecimento, por conta da guerra na Ucrânia, impacta a produção nacional

Trigo e milho devem encarecer? 

Outro ponto que merece atenção dos players do agronegócio brasileiro, quanto à guerra na Ucrânia, é o preço do trigo e do milho. Consequentemente, dos produtos derivados, incluindo ração animal, o que deve provocar um efeito cascata, encarecendo o valor das carnes. 

Hoje, a Ucrânia é o quarto maior exportador de milho do mundo. Somando a produção dos dois países em confronto, há o equivalente a 60 milhões de toneladas de trigo no mundo. A perspectiva é que um conflito duradouro impacte na produção e leve a uma crise em toda a Europa, que passa a buscar os grãos em outros países. 

Por hora, não há notícias quanto a uma possível restrição ou desabastecimento por parte da Ucrânia ou Rússia. Entretanto, há um certo receio global já que a guerra na Ucrânia está acontecendo em regiões próximas de produtoras de milho e trigo, e abril é tradicionalmente a época que os produtores começam a semear o trigo.

Atualmente, o maior exportador de trigo para o Brasil é a Argentina, o que ajuda a manter valores mais controlados no curto prazo, mas uma possível crise na Europa pode mudar esse cenário. Além disso, há o fato que o mercado internacional tende a reagir imediatamente conforme as notícias da guerra na Ucrânia se intensificam.

Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais notícias que impactam seus negócios! 

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Informativos

Novidades do Campos Dealer — Dezembro de 2023

Continuamos a trabalhar para aprimorar cada vez mais a nossa plataforma, confira agora as novidades mais recentes.
Dicas e utilidades

Implantação do CRM Campos Dealer nas concessionárias agrícolas

Descubra como a implementação inovadora do CRM da Campos Dealer revoluciona as concessionárias agrícolas, elevando o gerenciamento de vendas e atendimento ao cliente a um novo patamar.Não se trata apenas de uma ferramenta tecnológica, mas sim de uma parceria estratégica que impulsiona melhorias significativas de desempenho e eficiência em todas as etapas da venda.Leia agora para entender como essa solução não apenas transforma, mas garante o sucesso contínuo e o crescimento sustentável das concessionárias agrícolas.
Mercado

As tendências e novidades da Agricultura 5.0

Descubra as principais tendências da Agricultura 5.0 neste artigo informativo. Explore como a agricultura está evoluindo com a integração de tecnologias avançadas, como automação, IoT, IA e muito mais.
Dicas de vendas

Entenda como usar um CRM

A transformação digital trouxe uma série de ferramentas para facilitar a gestão e o relacionamento de empresas com seus clientes. Veja como o CRM, uma das ferramentas em ascensão, pode auxiliar no desempenho da sua concessionária agrícola.

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade