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O que é ROI e como calcular?

Descubra o que é ROI, como calcular e porque essa métrica é importante para a tomada de decisões e para o sucesso da concessionária agrícola.
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É uma prática natural de toda empresa realizar investimentos para aumentar seus lucros e melhorar os resultados. E existem inúmeras formas de fazer isso. Mas, justamente por existir uma variedade tão grande de métodos e estratégias, como é possível escolher em qual a sua concessionária agrícola deve investir?

Para optar pelos investimentos corretos, é fundamental compreender quais são as estratégias que oferecem os melhores resultados e fazem com que a concessionária agrícola se aproxime ainda mais de suas metas. E a única forma de obter essas informações é por meio do ROI.

Ficou interessado? A seguir, vamos te explicar o que é ROI e como calcular o da sua concessionária agrícola.

O que é ROI?

A sigla ROI vem do inglês, Return on Investment, cuja tradução significa Retorno sobre o Investimento. A principal função dessa métrica é mostrar quanto a sua concessionária agrícola ganhou com os investimentos realizados, especialmente no que diz respeito ao marketing.

Ou seja, o ROI faz com que a sua concessionária agrícola deixe de operar com achismos, no que diz respeito ao retorno sobre o investimento, e passe a saber ao certo quais ações são mais vantajosas.

Com esse indicador, é possível saber com precisão quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo com os investimentos realizados em diferentes canais. Inclusive, o ROI pode ser calculado com base em qualquer ação realizada pela empresa para obter lucro. Afinal, ele mensura, por exemplo, o custo de aquisição de novas ferramentas, de treinamentos de vendas, de estratégias de retenção, entre outras.

Por que você deve calcular o ROI?

Não basta apenas saber o que é ROI e como calcular. Para que você possa compreender a importância dessa métrica, é fundamental descobrir como ela pode ajudar você e a sua equipe a alcançar os objetivos da concessionária agrícola.

Como dissemos anteriormente, a grande vantagem de calcular o ROI é saber de que forma certas iniciativas contribuem para os resultados da empresa. Afinal, esse indicador oferece um panorâma que ajuda o gestor a entender a lucratividade do negócio. Com isso, fica mais fácil tomar decisões assertivas.

Com essa métrica, é possível:

  • Compreender o retorno das aplicações;
  • Planejar metas baseadas em resultados concretos, que realmente possam ser alcançados;
  • Ter clareza sobre o tempo necessário para que os investimentos tragam retorno;
  • Descobrir se o investimento em determinados canais está valendo a pena;
  • Saber como otimizar os investimentos que já estão dando certo, para que eles performem ainda melhor.

Além disso, o ROI também responde algumas das principais perguntas dos gestores, como:

  • Quais são as maiores fontes de lucro?
  • Quais são os canais de comunicação mais eficazes?
  • O desempenho de determinada campanha de marketing está sendo o esperado?
  • O processo de vendas está sendo eficiente?
  • O atendimento ao cliente está contribuindo para a fidelização ou está deixando a desejar?

Vantagens da análise dessa métrica

Vale lembrar que assim como o ROI, existem outras métricas importantes para a análise da sua concessionária agrícola. Dentre as mais relevantes, estão o CAC (custo de aquisição de clientes) e o CLV (valor do ciclo de vida do cliente). Ao aliar os dados obtidos em todas essas métricas, é possível extrair informações cruciais para a saúde dos negócios.

Essas informações, são decisivas para que seja possível:

  • Cortar gastos desnecessários;
  • Aumentar os lucros;
  • Obter resultados duradouros;
  • Aumentar a moral da equipe;
  • Fortalecer a cultura da empresa.

Como calcular?

A fórmula para se calcular o ROI é a seguinte:

ROI = (Receita gerada – custos e investimentos) / custos e investimentos

Para ficar mais simples de compreender, imagine que o ganho da sua concessionária agrícola tenha sido de R$300 mil e o investimento inicial, de R$20 mil. Ao aplicar a fórmula, o cálculo do ROI deve ser feito da seguinte maneira:

ROI= (R$300.000,00 – R$20.000,00) / R$20.000,00

ROI = 14

Ou seja, o Retorno sobre o investimento é 14 vezes o investimento inicial. E se você desejar, ainda é possível multiplicar o resultado por 100, para obter a porcentagem, que nesse caso seria 1400%.

Nesse momento, você pode estar se perguntando o que exatamente deve ser levado em consideração para o cálculo do ROI. Como você pôde perceber, para aplicar a fórmula é preciso saber a receita e os custos. Mas o que entra nesse cálculo?

  • Receita: todo o valor financeiro obtido pela concessionária agrícola em decorrência do investimento avaliado. Isso significa que se o cálculo é baseado em uma campanha específica, por exemplo, deve-se analisar somente os ganhos decorrentes da verba alocada para ela.
  • Custo: tudo o que a empresa investe para ter a receita. Isso inclui tecnologia, pessoas e recursos financeiros. Vale ressaltar que quanto mais componentes forem incluídos no custo, maior será a precisão do resultado.

Onde aplicar a fórmula?

Uma das grandes vantagens do cálculo do ROI é que com essa fórmula é possível analisar o negócio como um todo ou verificar projetos e campanhas individualmente. Afinal, ele pode ser usado em todos os investimentos realizados pela concessionária agrícola, incluindo diferentes canais, eventos, campanhas de marketing digital, etc.

Inclusive, se você fizer essa diferenciação, fica mais fácil identificar possíveis problemas, saber quais estratégias estão dando certo e onde estão os erros a serem corrigidos.

O que fazer em seguida?

Você já sabe o que é ROI e como calcular, mas o que a sua concessionária agrícola deve fazer após ter essa métrica em mãos? A verdade é que a análise não acaba depois de obter os resultados e colocá-los em um relatório, por exemplo.

Depois de descobrir qual é o ROI da sua concessionária agrícola, está na hora de interpretar os números e as informações geradas. Afinal, somente dessa forma será possível levar em consideração o impacto de cada uma das ações sobre os negócios.

Para que isso seja possível, é importante avaliar o ROI em três etapas diferentes, seguindo da mais para a menos abrangente:

  • Primeira etapa: nessa etapa, é feita uma análise mais abrangente, relacionada ao negócio como um todo. Aqui, o objetivo é verificar as métricas que mostram o desempenho da concessionária agrícola, de maneira geral.
  • Segunda etapa: essa etapa diz respeito aos canais de aquisição. Nela, deve-se analisar os resultados entre as fontes de aquisição, para que seja possível compreender e otimizar os canais de forma específica.
  • Terceira etapa: por fim, temos a etapa das campanhas. Ela está relacionada à interpretação dos resultados das ações da linha de frente, onde a atuação impacta nos resultados das etapas anteriores.

Vale ressaltar a importância de analisar as campanhas de forma individual. Afinal, elas são a linha de frente da estratégia da concessionária agrícola e impactam diretamente no ROI do negócio. Por essa razão, quando você for analisar essa métrica, a fim de identificar possíveis locais de melhoria, é recomendado começar pela primeira etapa (mais ampla) e seguir para as demais.

Após esse conteúdo, esperamos que você tenha compreendido o que é ROI, como calcular e porque essa métrica pode ser fundamental para o sucesso da sua concessionária agrícola. E se você gostou desse texto, clique aqui e se inscreva na newsletter para receber conteúdos similares.

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