Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade
Cuidar do meio ambiente é algo que está presente nas estratégias de toda empresa socialmente responsável. Isso vale também para o campo, onde o ESG no agronegócio tem crescido muito e conquistado cada vez mais adeptos.
Em um planeta que se torna mais conectado e dependente das nossas ações, adotar boas práticas em prol da natureza se torna uma prática quase obrigatória no mercado. Além disso, os benefícios sentidos mostram que vale muito a pena conhecer mais sobre isso.
Mas o que é essa sigla e qual a relevância dela para a gestão de um negócio na agricultura? É exatamente sobre isso que vamos falar hoje! Tem alguma dúvida sobre o assunto? Então confira tudo agora.
ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance”, ou “ambiental, social e governança” em tradução literal para o português. Ela é usada para definir as ações de uma empresa que busca minimizar o impacto gerado por ela no meio ambiente.
Essa ideia fala sobre uma série de práticas que vão além de questões financeiras, administrativas e burocráticas, fazendo uma análise sobre fatores sociais e ambientais. O conceito surgiu em 2005 em um relatório derivado de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Não há como negar que o agronegócio é um dos segmentos da economia com maior proximidade com a natureza. É por meio dela que são cultivadas plantações e criados animais que alimentam o mundo todo.
Mas como tudo tem seu preço, é preciso compensar todo o impacto gerado por todo esse trabalho. O EGS é uma forma de retribuir tudo que o meio ambiente e a sociedade geram para o agronegócio e ainda ajudar a manter o nosso planeta saudável para as próximas gerações.
Ele também é muito apreciado por quem deseja se posicionar estrategicamente no mercado. Empresas que desejam ter uma imagem ainda mais positiva costumam ser parceiras em causas ambientais e sociais, o que ajuda a melhorar diversos aspectos e fazer com que ela seja muito bem vista.
Além de tudo isso, não podemos deixar de falar sobre como o EGS é usado como critério para investimentos. Afinal de contas, quem adota esses princípios possui mais credibilidade e passa a atrair mais clientes e gerar mais recursos de uma maneira consciente e responsável.
Quanto mais tempo uma empresa fizer, melhor será o retorno obtido por ela e toda a sociedade.
Além de aprender o que é, colocar o EGS no agronegócio traz inúmeras vantagens para o gestor do campo. Por isso, confira algumas dicas bem importantes para aplicar esse conceito na sua empresa:
Uma das formas mais interessantes de evoluir e fazer o EGS se tornar realidade é contar com o apoio da tecnologia. Com soluções cada vez mais interessantes e acessíveis, nada melhor do que usar as ferramentas mais modernas para ajudar a transformar o mundo ao seu redor.
Para saber mais sobre isso, confira este artigo que está em nosso blog. Ele explica um pouco mais sobre a tecnologia no agronegócio e aponta algumas das principais tendências que você precisa conhecer.
Você também pode seguir a Campos Dealer nas redes sociais! Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade