A fidelização oferece inúmeras vantagens para uma concessionária agrícola. Além de fazer com que a sua empresa seja lembrada pelos clientes, ela ainda é mais barata do que a prospecção, reduz custos com propaganda e contribui para o aumento do faturamento.
Essas razões certamente já fazem com que você se pergunte: como fidelizar meus clientes após vender um produto ou serviço? E a resposta para essa pergunta, você vai encontrar na sequência.
Confira abaixo 7 passos para melhorar o pós-venda da sua concessionária agrícola e aumentar a fidelização de clientes.
O primeiro passo para fidelizar um cliente é conhecê-lo à fundo, decifrando suas dores e necessidades. Afinal, somente dessa maneira você saberá do que ele está precisando e poderá ajudá-lo a solucionar seus problemas.
Mas se você está pensando que para conhecer seu cliente, basta definir o público-alvo, está enganado. Também é fundamental que o seu time de vendas esteja atento a outros assuntos fundamentais do setor, como:
Todas essas informações são de grande valia para aumentar a fidelização de clientes. Afinal, elas te oferecem argumentos durante a negociação e ainda garantem que você saiba do que o cliente está precisando naquele momento.
Você já conhece o cliente e já tem algumas informações detalhadas sobre ele. Sendo assim, o próximo passo é fazer com que sua equipe de vendas consiga acessar essas informações com maior facilidade e rapidez. Por essa razão, o CRM é o segundo passo sobre como fidelizar meus clientes após vender o produto/serviço.
Afinal, além de armazenar e centralizar informações, ele também permite que os dados obtidos sejam cruzados. Dessa forma, fica mais fácil prever as necessidades dos clientes e oferecer soluções assertivas. Sem falar que, ao ter todo o histórico do cliente, ele não precisa repetir suas dúvidas e dores. Toda a sua equipe de vendas já sabe disso por meio do CRM.
Para que a fidelização do cliente de fato aconteça, é essencial que a equipe de vendas atue de forma estratégica. E é por essa razão que o desenvolvimento de um planejamento é o terceiro passo para saber como fidelizar seus clientes após vender o produto/serviço.
Com as informações obtidas ao estudar o cenário e utilizar o CRM, é possível planejar as melhores formas para fidelizar o cliente. Afinal, você consegue visualizar suas necessidades e em qual etapa do funil de vendas ele está. Dessa forma, se torna mais simples abordá-lo e definir quais serviços e produtos podem ser ofertados a ele.
Já que estamos falando sobre planejamento, não podemos deixar de incluir nesse passo a passo a definição de metas. Você provavelmente já ouviu a famosa frase que diz: “Pra quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. O mesmo acontece no processo de fidelização de clientes.
Afinal, para alcançar os objetivos, primeiro é preciso definir quais são eles. Somente a partir disso, é possível traçar um plano para concretizá-los. Mas isso não é tudo. As metas servem como um guia para os seus vendedores. Sem falar que elas também ajudam o gestor a acompanhar todo o andamento do processo, por meio dos resultados. Ou seja, você conseguirá saber se tudo está andando conforme o planejado.
Você já tem o planejamento pronto e está quase na hora de colocá-lo em ação. Mas antes disso, é importante que a sua equipe esteja alinhada com os objetivos da concessionária agrícola. E para isso, ela precisa passar por um bom treinamento.
Uma ideia para esse momento é desenvolver uma espécie de programa contínuo de treinamento para o time de vendas. Ele pode oferecer informações técnicas, novidades do mercado e também dos equipamentos. Mas, além disso, ele também pode ensinar técnicas de abordagem e negociação, fundamentais para garantir a fidelização dos clientes.
A partir do momento em que você já tem as metas definidas e a equipe preparada, está na hora de agir e colocar o planejamento em prática. Neste momento, é importante usar como base o funil de vendas, que nada mais é do que o processo pelo qual o cliente passa durante o fechamento de uma compra.
Vale lembrar que, para fidelizar seus clientes após vender um produto ou serviço, o maior foco deve estar nas etapas de meio e fundo do funil, já que o cliente já passou pela etapa do topo. Essas duas fases, são basicamente, de relacionamento, conquista e negociação.
Enquanto no meio do funil, o cliente já sabe quais são suas necessidades e precisa tomar a decisão de compra ou não, no fundo, ele já sabe que quer comprar e precisa saber quais são as vantagens de fazer negócio com a sua concessionária agrícola.
Ninguém gosta de esperar e certamente o seu cliente também não. Por isso, ao colocar o planejamento em prática, é fundamental que a sua equipe ofereça um atendimento rápido e eficiente. Para isso, é importante contar com mais de um canal de comunicação. Dessa forma, o cliente consegue entrar em contato sempre que necessário e seus vendedores podem atender às suas demandas com maior agilidade. Isso pode ser, inclusive, decisivo para conseguir encantar e fidelizar a clientela.
Nós acabamos de te mostrar um passo a passo para ajudar a sua concessionária agrícola a fidelizar clientes após vender um produto ou serviço. Vale lembrar que manter clientes satisfeitos é fundamental para garantir um crescimento exponencial das vendas. Ou seja, a fidelização está diretamente relacionada ao aumento de faturamento, especialmente a longo prazo.
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