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O porquê de mapear e analisar os processos internos da sua concessionária?

Dicas de vendas| Dicas e utilidades| Gestão de Serviços
Entenda de que forma mapear e analisar os processos internos da concessionária agrícola é decisivo para o trabalho em equipe e para a melhora do atendimento ao cliente.
Publicado em15/08/2022
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Toda empresa possui processos internos. Afinal, eles nada mais são do que as atividades realizadas de maneira contínua pelos colaboradores. Sendo assim, quando falamos sobre mapear e analisar os processos internos da concessionária agrícola, estamos nos referindo a fazer um levantamento das atividades que são feitas diariamente.

Ou seja, identificar as tarefas executadas no dia a dia, a partir de uma análise de cada etapa realizada dentro da concessionária agrícola, até que os resultados esperados sejam alcançados. Mas por que é importante fazer isso?

A seguir, vamos te explicar os principais motivos para mapear e analisar os processos internos da sua concessionária agrícola.

O que são processos internos?

Os processos internos são todas as ações realizadas dentro de uma empresa, pelos seus colaboradores. Feitas no dia a dia, de maneira sequencial, lógica e contínua, essas ações sempre são realizadas em busca de um determinado resultado.

Alguns exemplos de processos internos dentro de uma concessionária agrícola, são:

  • Prospecção de novos clientes;
  • Apresentação da empresa;
  • Visita/reunião;
  • Realização e envio de proposta comercial;
  • Faturamento de nota fiscal;
  • Entrega do veículo agrícola;
  • Entrega técnica da nova máquina ao cliente;
  • Atendimento no campo;
  • Manutenlão em garantia e fora dela;
  • Reposição de peças;
  • Acompanhamento pós-venda.

Todas as etapas mencionadas acima tem como objetivo claro a venda de veículos agrícolas. Mas, acima disso, elas buscam proporcionar a melhor experiência possível aos clientes. Porém, se qualquer uma delas apresentar falhas, o objetivo final será prejudicado.

3 razões para mapear e analisar os processos internos da sua concessionária agrícola

Trabalho em equipe

Pode ser que os processos internos da sua concessionária agrícola sejam bem definidos, mas de nada isso adianta se eles não forem comunicados corretamente aos colaboradores. Afinal, uma comunicação eficiente é fundamental para garantir que o trabalho em equipe seja eficaz, onde diferentes setores conseguem atuar de forma contínua e sem ruídos.

Quer um exemplo prático disso? Os vendedores da sua concessionária agrícola e o setor financeiro devem trabalhar de forma sequencial e lógica para garantir um atendimento ágil ao cliente. Mas, isso só será possível se cada processo for documentado e atualizado de maneira correta.

Por essa razão, se faz necessário mapear e analisar os processos internos da sua concessionária agrícola. Já que, a partir da melhora da comunicação entre os setores, o trabalho dos colaboradores é facilitado. Consequentemente, a produtividade das equipes aumenta e a concessionária agrícola passa a apresentar melhores resultados.

Controle de peças para técnicos e mecânicos

Você sabia que o monitoramento dos processos internos é uma das melhores formas de fazer o controle de entradas e saídas da sua concessionária agrícola? Afinal, o controle da sua empresa com relação ao estoque aumenta consideravelmente. Na prática, isso significa que a sua concessionária agrícola nunca mais terá problemas com indisponiilidade de peças e recursos, se todos os processos forem mapeados e analisados.

E nós vamos além. Imagine que o trator de um dos clientes apresentou problemas e que um mecânico da sua concessionária agrícola foi até o local para realizar a manutenção necessária. Se todos os processos forem bem monitorados, futuramente, o gestor saberá o nível de sucesso da solução utilizada. Sendo assim, se houverem casos semelhantes, fica mais fácil saber qual é o problema e quais peças utilizar para resolvê-lo.

Gestão de documentos, processos e relatórios

Finalmente, o último dos motivos para mapear e analisar os processos internos da concessionária agrícola não poderia ser diferente. Afinal, esse mapeamento dos processos está diretamente relacionado à gestão. Quando as atividades são analisadas e correlacionadas, cada uma das etapas do processo é compreendida à fundo. Sendo assim, o gestor recebe informações importantes sobre os recursos necessários e os resultados esperados por cada um deles.

Consequentemnete, a concessionária agrícola recebe inúmeros benefícios, como:

  • O fluxo de trabalho é ajustado;
  • Os processos se tornam mais rápidos e dinâmicos;
  • O tempo de atendimento e de resposta é reduzido;
  • A satisfação e o encantamento dos clientes aumenta.

Mas isso não é tudo. Com o mapeamento dos processos internos, também é possível acompanhar os resultados da concessionária agrícola de forma coesa. Afinal, um dos passos para se estabelecer os processos é avaliar eles e os colaboradores.

Vale ressaltar que em uma empresa, acontecem inúmeros processos simultaneamente e, somente com um bom mapeamento, é possível identificar onde acontecem possíveis falhas. Dessa forma, é possível atuar na raiz do problema, realizando as mudanças necessárias para obter uma maior eficácia.

Conheça a Campos Dealer

Você sabia que o módulo Service da Campos Dealer pode te ajudar com o mapeamento dos processos de pós-venda e auxiliar você a coordenar sua equipe para um atendimento de pós-venda excepcional? Com ele, os processos internos da sua concessionária agrícola são otimizados, já que as tarefas diárias podem ser organizadas dentro da plataforma, melhorando a comunicação entre colaboradores e aumentando o controle por parte do gestor.

Conheça também o módulo Sales: focado em aprimorar o seu processo de vendas e guiar sua equipe através da análise da taxa de conversão em cada etapa do funil de vendas! Tenha acesso a relatórios com filtros personalizados, fácil acesso a indicadores-chave da sua empresa e a Rotina diária, com os negócios em andamento, agendamentos e vendedores em campo.

Tudo isso contribui para a melhora da experiência dos clientes e da relação da sua concessionária agrícola com eles. Por isso, se você deseja melhorar a produtividade da sua equipe e o atendimento aos clientes, clique aqui e conheça o módulo Service, da Campos Dealer.

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