BLOG

Voltando à ativa com o pé direito!

A volta do recesso nem sempre é fácil e geralmente vem acompanhada de uma queda na produtividade. Mas se a sua equipe está apresentando esse problema, não se preocupe. Separamos 9 dicas para te ajudar a recuperar a eficiência dos seus colaboradores.
Publicado em
Group,of,business,workers,smiling,happy,and,confident. ,working,together

A concessionária agrícola está oficialmente de volta após o recesso de fim de ano e de carnaval, mas você tem percebido uma queda na produtividade? Pois saiba que a “ressaca de recesso” é normal. Apesar de descansados, é natural que todos se sintam um pouco lentos na volta do recesso.

Esse fenômeno inclusive já foi comprovado. Uma pesquisa realizada pela plataforma Redbooth confirmou que o início do ano foi o período em que um grupo de pessoas consideradas produtivas completou a menor quantidade de tarefas, em comparação com os outros períodos.

O motivo é simples. O recesso de fim de ano e a folga do carnaval são, provavelmente, as épocas mais aguardadas do ano pelos profissionais. Neste momento, você pode estar pensando que é justamente o tempo de afastamento que causa essa dificuldade para retornar ao ritmo normal.

Mas, na verdade, a razão normalmente está relacionada a questões emocionais que envolvem essas datas. Afinal, é natural que nestes períodos, as pessoas se reúnam com a família, sintam saudades, tenham reencontros com pessoas especiais e se divirtam. E são justamente essas sensações de alegria e nostalgia que acabam prejudicando a produtividade na volta do recesso.

Nós já te falamos porque a “ressaca de recesso” acontece. Mas, como é possível engajar os funcionários para garantir que esse retorno seja o mais agradável e produtivo possível? Veja nossas dicas a seguir.

1. Liste as tarefas

A primeira coisa que você e a sua equipe devem fazer para ter uma volta do recesso mais produtiva é listar todas as tarefas que estão pendentes. A partir disso, é possível dar diferentes níveis de prioridade para cada uma delas, levando em consideração a importância e o prazo. Essa é uma das formas mais eficazes de focar nas atividades que precisam ser executadas primeiro, sem que vocês sintam aquela sensação de sobrecarga.

2. Organize o espaço

Você pode até achar que a organização e a limpeza não tem relação com a produtividade da sua equipe. Mas a verdade é que esses hábitos são mais importantes do que você

imagina. Afinal, ter um ambiente de trabalho organizado e limpo faz com que os profissionais se sintam mais motivados a trabalhar. Sendo assim, não esqueça de incentivar seus colaboradores a reservarem um tempo para colocar seus espaços individuais em ordem.

3. Defina as metas

As metas da sua equipe para este primeiro semestre ainda não foram traçadas? Então está na hora de definí-las. Neste momento, lembre-se de traçar objetivos claros e que realmente podem ser alcançados pelos seus colaboradores. A partir deles, fica mais fácil elaborar planos para executar as tarefas necessárias para chegar aos resultados esperados.

4. Reveja as intenções

Se o planejamento já foi feito, esse também é um excelente momento para revisitá-lo e se certificar de que as metas da sua equipe estão alinhadas com as da concessionária agrícola. Aproveite também para repassar esses objetivos com seus colaboradores e lembrá-los dos motivos pelos quais eles existem.

Além disso, vocês também podem comparar intenções, motivações e até mesmo criar metas juntos. Essa é uma ótima forma de melhorar o relacionamento entre a equipe e aumentar a motivação para a realização das tarefas.

5. Esteja atento ao vestuário

Essa dica se torna ainda mais importante se na sua concessionária agrícola não é obrigatório o uso de uniforme ou se não existe um código de vestimenta. E aqui, não estamos falando apenas de uma questão de organização e identificação das equipes. Mas sim da função emocional que elas possuem.

Você sabia que as roupas interferem na energia, na confiança e até mesmo no humor do profissional? A consequência disso é a interferência dessas sensações nas ações do dia a dia. Na prática, isso significa que a forma como os seus colaboradores se vestem pode interferir diretamente na produtividade deles.

Por isso, se você quer uma boa volta do recesso, é fundamental estar atento ao vestuário e incentivar sua equipe a usar sempre roupas adequadas para o ambiente profissional, que os façam sentir mais confiantes e produtivos.

6. Não esqueça da movimentação

Sim, você quer que seus colaboradores sejam produtivos na volta do recesso, mas isso não significa que eles devem ficar horas e mais horas sentados em frente a um computador ou realizando a mesma tarefa. Afinal, ficar muito tempo no mesmo lugar não faz bem para o corpo e para a mente.

Por isso, é fundamental que eles se levantem de tempos em tempos, tomem ar fresco, andem um pouco e estiquem o corpo. Isso não é positivo apenas do ponto de vista físico. Alterar ambientes também aumenta a criatividade e a produtividade, ajudando inclusive o funcionário a ter mais ideias e encontrar novas soluções.

7. Considere oferecer certa flexibilidade

A volta do recesso para a rotina normal pode ser um pouco difícil e para ajudar seus colaboradores, uma boa estratégia pode ser oferecer um pouco mais de flexibilidade dentro da concessionária agrícola.

A possibilidade de sair mais cedo quando todas as tarefas do dia foram concluídas, oferecer pausas um pouco mais longas no almoço e promover momentos de interação e descontração entre a equipe são apenas alguns exemplos. Pode parecer que não, mas essas pequenas mudanças podem servir como incentivo para que a produtividade aumente com maior velocidade.

8. Descubra quais são as expectativas dos colaboradores

Se você quer garantir uma volta do recesso mais produtiva, é importante incluir seus colaboradores neste processo. Converse com eles e procure entender quais são as expectativas de cada um dentro da empresa. Esse passo é fundamental para se certificar de que as expectativas dos funcionários e dos gestores estão alinhadas aos objetivos da concessionária agrícola.

9. Não espere o mais alto nível de produtividade no início

Por mais que você coloque todas as dicas acima em prática, ainda assim será difícil para alguns colaboradores apresentarem o mais alto nível de produtividade no início. É claro que um líder deve cobrar comprometimento e foco da sua equipe, mas é importante que isso seja feito sem uma cobrança excessiva. Afinal, é natural que demore um pouco para que todos, inclusive você, se ajustem ao ritmo normal de trabalho.

Essas são as nossas dicas para ter uma volta do recesso mais produtiva na concessionária agrícola. E se você quer conferir mais formas de incentivar sua força de trabalho, clique aqui leia nosso artigo sobre como incentivar seus funcionários!.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Dicas
Comunicar os resultados das pesquisas de satisfação do cliente de forma eficaz aos funcionários é crucial para melhorar o desempenho e envolver a equipe. Aprenda as melhores práticas e estratégias de comunicação interna para usar os feedbacks e impulsionar a satisfação do cliente.
Atualizações do CRM
Confira as últimas melhorias e correções do CRM Campos Dealer entre janeiro e maio de 2024. Descubra como essas atualizações podem otimizar sua Concessionária Agrícola.
Mercado
Calendário anual de feiras e eventos agrícolas em 2024.
Informativos
Continuamos a trabalhar para aprimorar cada vez mais a nossa plataforma, confira agora as novidades mais recentes.

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade