BLOG

Dicas para reduzir custos na oficina mecânica da sua concessionária agrícola

Além de evitar desperdícios, reduzir custos na oficina mecânica contribui para aumentar a margem de lucro da concessionária e otimizar todo o trabalho executado.
reduzir custos oficina mecânica concessionária agrícola

A redução de custos é parte essencial da estratégia de crescimento de uma empresa. Além de evitar desperdícios, reduzir custos na oficina mecânica contribui para aumentar a margem de lucro da concessionária e otimizar todo o trabalho executado. 

Entretanto, isso não é uma tarefa tão simples. Para começar, é preciso ter conhecimento de alguns conceitos de gestão e, claro, controle de processos dos funcionários para conduzir a missão de reduzir custos de maneira eficaz e acertada. 

1 – Faça gestão de estoque 

Não tem como falarmos em reduzir custos na oficina sem citar o controle de estoque. Para facilitar, pense o seguinte, estoque é dinheiro. Cada peça, componente, insumo e material é um ativo que você precisou custear.

Ou seja, uma peça perdida, um insumo que foi inutilizado por ter passado da data de validade, entre outros, é dinheiro jogado fora. Do mesmo medo, estoque parado que não roda é dinheiro que poderia ter sido melhor investido em outras frentes. 

Nessa altura, você já deve ter entendido a relação do controle de estoque com a redução de custos. Procure ter um rigoroso processo de compras e gestão, não deixe material avariar ou vencer e tenha um olhar no seu processo de vendas para antecipar compras de forma precisa. 

2 – Corte desperdícios 

Energia elétrica… água… materiais… Há muitos itens que podem ocasionar desperdícios e, sem um controle, ocasionam despesas desnecessárias no fim do mês. Para evitar esses gastos e reduzir custos, oriente a equipe para ter um senso de responsabilidade com os insumos utilizados. Pode parecer uma ação pequena, mas definitivamente vai ajudar na redução de custos. 

3 – Invista no seu time 

Produtividade é a palavra-chave na relação de gastos e retornos. Bons profissionais conseguem executar as atividades com qualidade, eficiência e agilidade. Em resumo, oferecendo aos seus colaboradores capacitação técnica, treinamento, ferramentas adequadas e boa gestão você terá mais retorno financeiro e reduzir custos com retrabalho e contratações desnecessárias. 

reduzir custos oficina mecânica concessionária agrícola

4 – Gerencie os processos 

Quanto tempo seus funcionários levam para executar um reparo? A hora trabalhada está condizente com o que sua concessionária precisa? Os clientes estão sendo atendidos com a agilidade necessária? Sua equipe está sobrecarregada de demandas e não está dando conta de atender os pedidos?

Responder essas questões vai te ajudar a entender se a gestão da equipe da oficina mecânica está sendo eficaz. Pense em quanto dinheiro está sendo desperdiçado e/ou deixando de entrar por falta de gerenciamento de processos. Sem dúvida, dá para reduzir custos por meio da gestão do time.

Por meio de um controle preciso, você consegue otimizar o trabalho da oficina mecânica, de modo a ter uma visão completa dos processos. Por exemplo, sabendo exatamente onde os funcionários estão, quanto tempo estão levando para executar uma tarefa, antecipar manutenções para os clientes, evitando sobrecarga de demandas, etc. 

Campos Dealer módulo Campos Service: otimize seus processos com tecnologia inteligente​

A plataforma Campos Dealer foi desenvolvida para melhorar a experiência do cliente no pós-venda, atuando como o braço direito do gestor. Por meio do módulo Campos Service, criado especificamente para gestão da área de pós-venda e serviços, você terá acesso a informações relevantes para uma gestão eficiente.

Dessa maneira, você conseguirá tanto reduzir custos na sua oficina mecânica como aumentará a produtividade e o faturamento da equipe. Com o aumento na produtividade da equipe, há possibilidade de aumento do faturamento de mais de 43% por ano.​

Confira alguns diferenciais da plataforma:

Presença

Concessionária ao lado do cliente visualizando seus equipamentos para atendê-lo rápido e eficiente.

Comunicação otimizada

Informação mais fácil e rápida para todos.

Gestão inteligente

Utilize nossos indicadores-chave tomar decisões estratégicas com maior assertividade.

Mobilidade

Utilize smartphones para atualizar informações em campo, mesmo no modo off-line, e assim não esquecer nenhum detalhe relevante.

Agendamentos

Organize e distribua as tarefas diárias dos técnicos de sua equipe.

Sustentável

Dispense papéis! No Campos Dealer toda a informação é digital, inclusive a assinatura do cliente no atendimento em campo.

Quer ver mais resultados da plataforma Campos Dealer? Então, confira nosso case e descubra como ajudamos a concessionária MagParaná – Massey Ferguson crescer 70% com lucro nas operações

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

gestão de compras
Gestão de Serviços

10 Dicas para uma gestão de compras eficaz

Se você trabalha com gestão de compras de uma concessionária agrícola, provavelmente deve ter ouvido de algum fornecedor, nos últimos meses, a seguinte frase: a matéria-prima

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos