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Uma boa comunicação no ambiente de trabalho pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua concessionária agrícola. Afinal, ela é indispensável para garantir o engajamento da equipe, integrar diferentes setores e ter um fluxo de trabalho ágil e eficiente.
É verdade que essa tarefa nem sempre é fácil e cabe ao gestor da empresa encontrar soluções para eliminar barreiras e ruídos na comunicação. Mas como fazer isso? Continue a leitura para conferir as nossas dicas.
A comunicação no ambiente de trabalho diz respeito à transmissão e o compartilhamento de informações dentro de uma empresa. Ou seja, ela está diretamente relacionada à comunicação entre os colaboradores de uma empresa.
Ela também pode ser chamada de comunicação interna. Mas, não se engane. Não estamos falando apenas de mensagens que são passadas pela gestão da concessionária agrícola para os colaboradores, por meio de editais, informativos, entre outros canais. Aqui, o principal foco é a comunicação no dia a dia.
Já que, quando ela funciona de forma eficiente, as informações são encontradas com maior facilidade, os profissionais de diferentes setores podem acompanhar os processos e um pode dar sequência ao trabalho do outro, sem que existam maiores dificuldades.
Para que a comunicação no ambiente de trabalho seja realmente eficiente, é fundamental que ela seja clara e objetiva. Além disso, ela também precisa integrar diferentes áreas. Dessa forma, a sua concessionária agrícola pode se beneficiar das seguintes vantagens:
De maneira simplificada, os ruídos na comunicação são qualquer interferência indesejada que possa atrapalhar a transmissão de uma informação. Para compreender melhor como eles funcionam, imagine um telefone sem fio. Nessa brincadeira, a frase quase sempre começa de um jeito e termina de outro completamente diferente, certo?
Os ruídos funcionam exatamente dessa forma. Quando eles existem, a compreensão das informações entre duas ou mais pessoas é prejudicada. Afinal, a mensagem acaba se desviando e sendo danificada.
Os ruídos dentro de uma concessionária agrícola podem ocorrer por diferentes razões:
Os seres humanos são comunicativos por natureza. Justamente por essa razão, quando existem falhas na comunicação da equipe, elas podem ser extremamente prejudiciais para a concessionária agrícola e para o trabalho do colaborador.
O principal problema que os ruídos na comunicação no ambiente de trabalho causam é a queda no desempenho da equipe. Essa redução da produtividade pode ocorrer devido a um conjunto de fatores, que envolvem, por exemplo:
As consequências disso para a concessionária agrícola são problemas de gestão, menos oportunidades aproveitadas e até mesmo perdas financeiras.
Você já sabe o que são os ruídos na comunicação e o quanto eles podem ser prejudiciais para a concessionária agrícola. Agora está na hora de eliminar essas falhas para ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho. E o primeiro passo para isso é justamente reconhecer quais são os principais fatores que causam os ruídos na comunicação da empresa.
Depois disso, outras atitudes podem ser tomadas para garantir uma comunicação mais eficaz. São elas:
Um problema comum dentro de várias empresas é que em muitos casos, os gestores tendem a querer passar informações para o máximo de pessoas possível. Porém, uma das coisas mais importantes para ter uma comunicação bem-sucedida é conhecer quem será o receptor da mensagem. Dessa forma, é possível determinar qual é o melhor tipo de abordagem para determinado receptor.
Aqui, não estamos falando apenas sobre como falar, mas também sobre por onde falar. Escolher o canal ideal para transmitir uma informação e padronizá-lo é fundamental para garantir a boa fluidez da mensagem. Quer um exemplo?
Imagine que dois membros da sua equipe estão conversando no WhatsApp sobre um determinado cliente. Nessa conversa, informações estratégicas podem ser compartilhadas. Mas, nem o líder, nem os demais membros da equipe terão conhecimento dessas informações.
Isso significa que uma simples troca de mensagens, no lugar errado, já pode causar ruídos.
Barreiras entre diferentes setores e níveis hierárquicos infelizmente podem ser muito comuns e é fundamental que a sua concessionária agrícola elimine esses problemas. Essas barreiras podem ser percebidas quando as informações não são centralizadas ou compartilhadas entre as equipes. Dessa forma, a mensagem acaba sendo distorcida, gerando possíveis mal-entendidos.
Com o módulo Service da Campos Dealer você pode gerenciar os processos internos da sua concessionária agrícola e diminuir a ocorrência de ruídos na comunicação, além de obter um aumento na produtividade da sua equipe e também no seu faturamento!
O Campos Dealer Service auxilia você proporcionando uma comunicação otimizada, para que as informações possam fluir mais rapidamente entre todas as partes, gestão inteligente, com indicadores-chave para auxiliar na tomada de decisões, e mobilidade, para que seus funcionários possam fazer o melhor trabalho em campo.
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