BLOG

Como aumentar sua rede de prospecção de clientes?

Descubra o que é esse processo e aprenda 10 dicas práticas que vão te ajudar a aumentar sua rede de prospecção de clientes.
aumentar sua rede de prospecção de clientes

O sucesso de uma empresa depende de vários fatores e um dos principais é ter uma estratégia de prospecção de clientes bem estruturada. Afinal, esse processo é fundamental para que o negócio consiga fechar novos contratos, ampliar a área de atuação e aumentar a geração de receita. Mas quais são as técnicas mais indicadas para aumentar sua rede de prospecção de clientes?

O que é?

Antes de seguir para prática, é preciso compreender o que é de fato a prospecção de clientes. De maneira resumida, a prospecção de clientes é composta por um conjunto de atividades realizadas pelo vendedor e/ou pela equipe de marketing da empresa com o objetivo de identificar possíveis clientes e iniciar uma relação comercial com eles.

Apesar de muitos negócios já compreenderem a importância desse processo, tendo em vista que ele pode ser responsável por metade da venda, ele também pode ser um pouco complicado. Por essa razão, é importante ter uma estratégia bem definida para garantir que a prospecção de clientes traga resultados positivos.
10 passos para aumentar sua rede de prospecção de clientes

Conheça o mercado

O primeiro passo para aumentar sua rede de prospecção de clientes é estudar a fundo sua área de atuação. E essa dica é válida até mesmo para as empresas que estão no mercado há muitos anos. Lembre-se de que os hábitos de consumo sofreram grandes alterações nos últimos anos.

Somente após uma análise completa sobre o nicho da empresa e o perfil do seu público-alvo você saberá quais são as melhores formas de atrair seus possíveis clientes e realizar uma abordagem assertiva.

Ofereça soluções

Como dissemos anteriormente, a forma como as pessoas compram mudou. Hoje, o público não deseja produtos, ele busca soluções. Sendo assim, faça uma pesquisa sobre a empresa que você deseja contatar e procure identificar quais são as necessidades dela. A partir disso, você saberá de que forma seus produtos e serviços podem solucionar as dores do cliente em potencial.

Foque em quem precisa do seu produto/serviço

Você já deve saber que é mais fácil vender para quem realmente precisa do seu produto ou serviço. Leve em consideração suas experiências pessoais: você se sente incomodado (a) quando é pressionado a comprar algo de que não precisa? O mesmo serve para o seu cliente.

Por essa razão, é fundamental conhecer o mercado e o seu público. Dessa forma, você irá contatar apenas as pessoas que realmente podem se tornar clientes. O resultado disso é uma economia de tempo e esforço seu e da sua equipe de vendas.

Compreenda a diferença entre prospecção e venda

A prospecção de clientes é um processo e pular etapas não é interessante para quem deseja aumentar sua rede de clientes em potencial. Quer um exemplo? Se você pretende visitar um cliente ou fazer uma ligação para ele com o objetivo de conhecê-lo, evite transformar esse primeiro contato em uma reunião de venda.

Afinal, o cliente provavelmente não está esperando por isso e não está preparado para uma possível negociação. Lembre-se que a prospecção é apenas o início do relacionamento comercial e para que ele seja promissor, é preciso respeitar todas as etapas.

Busque indicações dos clientes atuais

Uma das melhores formas de conquistar novos clientes é por meio das indicações. Elas podem ser espontâneas ou incentivadas. Para incentivá-las, você pode criar uma estratégia que inclua recompensas pelas indicações. Elas podem ser oferecidas em forma de descontos, bônus ou outras vantagens.

E se você está apreensivo em fazer esse pedido para seus clientes atuais, saiba que essa ação pode ser uma forma de estreitar o relacionamento comercial que já existe entre vocês.

Verifique seu portfólio

Muitas vezes, seu cliente pode estar mais próximo do que você imagina. Ele pode estar, inclusive, em seu portfólio. Analise-o e verifique há quanto tempo os clientes não realizam uma nova compra. Procure compreender o motivo para essa ausência e aproveite para retomar o contato.

Fazer uma análise dos clientes que a sua empresa já possui é tão ou mais importante do que conquistar novos. Sem falar que também é mais fácil e mais econômico.

Divulgue sua empresa

Para conseguir aumentar sua rede de prospecção de clientes, é fundamental divulgar seus produtos e serviços. Estude o seu público e identifique quais são as melhores estratégias para alcançá-lo.

Nesse momento, várias ferramentas e ações podem ser utilizadas: redes sociais, blogs, newsletters, flyers, anúncios, visitação e até mesmo uma conversa pelo telefone. O importante é saber onde seu cliente em potencial está para encontrar a melhor forma de iniciar o contato.

Evite improvisar

Você conseguiu atrair a atenção do seu cliente em potencial e chegou a hora de “vender seu peixe”. Nesse momento, evite improvisações. Comece se apresentando, apresentando a sua empresa e o seu produto. Uma boa dica é listar os assuntos que não podem faltar nesse primeiro contato. Mas lembre-se também de ser pontual, para que a conversa não se torne cansativa.

Além disso, não deixe de ouvir o outro lado. Enxergue a prospecção como um diálogo. Somente dessa forma, você saberá quais são as dúvidas e reais necessidades do seu cliente em potencial.

Combine os próximos passos

Ao final do primeiro contato com o cliente, é importante que os próximos passos sejam definidos. Vocês terão uma nova conversa? Será feita uma reunião para apresentação dos serviços? Você vai enviar um orçamento? Combine essa próxima ação com o cliente e faça exatamente o que foi acordado.

Seja paciente

Finalmente, a última dica para aumentar sua rede de prospecção de clientes é manter o contato e ser paciente. Transformar uma propecção em um novo cliente pode demorar um pouco. Afinal, leva tempo para construir uma relação de confiança. Mas saiba que quanto mais você fortalecê-la, mais certeza seu cliente terá de que pode contar com você.

Gostou das nossas dicas e deseja conferir mais conteúdos como esse? Clique aqui e acesse nosso blog!

COMPARTILHAR
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

VEJA TAMBÉM

Concessionárias autorizadas com quais trabalhamos