O surgimento de alguns conceitos acontece em alta velocidade nos últimos anos e é preciso prestar muita atenção para não ficar para trás. Um dos mais recentes – e importantes – é a agricultura 5.0, que veio para reforçar um momento super necessário no setor.
Mas o que é ela? Como funciona na prática? Qual a importância para uma concessionária agrícola? Essas perguntas são necessárias e vamos responder tudo sobre este tema que já começa a agitar muita gente nas lavouras e no setor como um todo.
Quer saber tudo desse assunto? Então confira o artigo até o fim e fique por dentro da agricultura 5.0 e entenda o que ela envolve e como as concessionárias agrícolas são impactadas por essa mudança.
A agricultura 5.0 é a quinta etapa da revolução no campo e é marcada pelo forte uso de tecnologias avançadas para resolução de problemas nas lavouras e em demais aspectos do agronegócio.
Ela é relativamente recente e ganhou força em 2022 com a ampliação do acesso à ferramentas digitais que estão transformando profundamente a vida do empreendedor do agro que busca por novas formas de otimizar a produtividade. Isso faz com que cada ação seja ainda mais eficiente e o desperdício de recursos, insumos e tempo seja reduzido consideravelmente.
A principal diferença para a agricultura 4.0 é que a nova versão utiliza tecnologias que possuem a capacidade de autoaprendizado e consequentemente apresentam uma evolução ainda mais poderosa. Enquanto na geração anterior o uso da tecnologia era “apenas” para melhorar a performance, agora ela atua também na colheita de informações que ajudam a abastecer as ferramentas digitais.
Para entendermos melhor como isso funciona na prática, nada melhor do que ver o que está sendo utilizado.
A tecnologia é definitivamente um dos principais pontos da agricultura 5.0, algo que podemos ver claramente na lista das que são os maiores destaques:
Não é de hoje que falamos da aplicação da inteligência artificial, mas agora é a hora dela chegar com tudo na agricultura. Com a ajuda da I.A. é possível otimizar técnicas, aumentar a eficiência e fazer escolhas muito mais certeiras que ajudam a melhorar os resultados ao final da colheita.
A informação é tratada como a grande joia do futuro e isso não é diferente no agro. Quanto mais dados são obtidos, maior a base para a tomada de decisões e consequentemente menores são as falhas.
Menos achismo e mais certeza. Esse é só um dos vários benefícios que os sensores de alta potência oferecem ao agricultor, que passa a ser abastecido com dados mais precisos e sobre muitos aspectos de uma plantação.
Se tanta coisa assim acontece no campo, como uma concessionária de máquinas agrícolas pode se preparar para atuar na agricultura 5.0? A resposta para essa pergunta não está apenas no presente, mas sim no cotidiano.
Com tantas tecnologias surgindo e sendo difundidas todos os dias, os clientes passam a buscar por soluções cada vez mais modernas e eficientes para resolver os problemas que os impedem de crescer. Isso significa que mais do que apenas vender uma máquina nova, é necessário entender o momento do seu consumidor e entregar aquilo que atenderá ele da melhor forma possível e que se encaixe na agricultura 5.0.
Conforme falamos anteriormente, é preciso ficar constantemente ligado com o que está acontecendo no mercado e quais são as tendências que vão impactar o seu dia a dia em uma concessionária de máquinas agrícolas.
Para fazer isso da melhor forma e com qualidade, acesse o blog da Campos Dealer e confira os conteúdos que postamos por lá.
São dicas, informações e conteúdos especiais que abordam os principais assuntos que impactam a sua vida profissional e ajudam a melhorar os seus resultados na hora de entender o consumidor.
Siga também a Campos Dealer nas redes sociais! Estamos no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade