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4 erros no trabalho em equipe que devem ser evitados

Dicas e utilidades| Gestão de Serviços
Conheça os principais erros no trabalho em equipe e descubra como eles podem ser evitados de forma simples pela sua concessionária agrícola.
Publicado em12/07/2022
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Gestores de empresas de todos os ramos sabem que problemas internos podem prejudicar o atendimento ao cliente e reduzir as vendas. O mesmo serve para as concessionárias agrícolas. E dentre os principais e mais críticos enfrentados por esses negócios estão os erros no trabalho em equipe.

Para que uma companhia prospere, é fundamental um bom trabalho em equipe. Afinal, os colaboradores são a base de qualquer negócio. Mas o que fazer quando existem confrontos de ideias e quando as pessoas trabalham de formas diferentes?

É verdade que nem todos os problemas dentro de uma concessionária agrícola podem ser evitados. Mas existem erros no trabalho em equipe um tanto comuns e que podem ser evitados, inclusive aqueles que demandam maior cuidado por parte do gerente.

Quer saber quais são eles e como impedir que eles ocorram? Confira a seguir.

Falhas de comunicação

O maior dos erros no trabalho em equipe certamente é a falta de comunicação. Afinal, falhas na comunicação causam ruídos que podem gerar vários outros impecilhos para a concessionária agrícola. Por essa razão, quanto maior for a equipe e mais distante ela estiver fisicamente, maior deve ser a atenção do gestor quanto a esse quesito.

Como solucionar?

Existem algumas formas de fazer com que a equipe melhore sua comunicação. Uma delas, é claro, é incentivar as pessoas a trocarem ideias e fazer o famoso brainstorm. Mas atenção, isso não necessariamente significa marcar mais reuniões. Pelo contrário, reuniões longas e pouco produtivas devem ser evitadas. Dê sempre preferência a encontros curtos e objetivos, com pauta e duração pré-definidas.

Já, no que diz respeito a falhas de comunicação que prejudicam as tarefas do dia a dia, um bom software, como o Campos Service, pode ajudar. Desenvolvido especialmente para concessionárias agrícolas. Ele evita erros no trabalho em equipe causados por falhas na comunicação, afinal ele permite que todas as informações importantes sejam centralizadas em um único lugar.

Liderança centralizadora

Para ter uma boa equipe, é fundamental ter um bom líder. Afinal, ele é o responsável por identificar o potencial de cada profissional, delegar tarefas e tomar decisões importantes. Mas, por mais que a responsabilidade sobre essas decisões recaiam sobre ele, isso não significa que ele deve centralizar todo o trabalho.

Como solucionar?

Para evitar erros no trabalho em equipe, é essencial que o líder delegue tarefas e ouça a opinião de todos os envolvidos no trabalho. Essa é a maneira mais eficaz de fazer com que os membros do time se sintam responsabilizados por suas ações. Sem falar que, dessa forma, a tendência é que os colaboradores se sintam mais valorizados e se dediquem mais em busca de bons resultados para a empresa.

Sendo assim, é importante que o próprio líder aprimore suas habilidades de comunicação. Mas, além disso, ele também deve conhecer bem cada membro do time, para que ele possa delegar as tarefas aos funcionários mais aptos.

E para organizar toda essa logística, é fundamental utilizar um software como o Campos Service, da Campos Dealer. Com ele, é possível fazer a distribuição das tarefas diárias entre todos os membros da equipe. Sem falar que o gestor ainda pode acompanhar o avanço delas em tempo real.

Problemas de relacionamento

Para montar uma equipe, não basta apenas reunir funcionários e suas habilidades em um mesmo grupo. É preciso também compreender o papel fundamental da interação entre os membros do time e o quanto ela pode afetar o dia a dia de trabalho.

Como solucionar?

Um profissional pode desempenhar bem suas tarefas profissionais, mas se ele não tiver uma boa relação com outro membro da equipe, ele pode acabar perdendo o foco e a motivação. Esses fatores o impedem de atingir seu total potencial.

Isso significa que é preciso eliminar um membro da equipe? Não necessariamente.

Rearranjar o grupo já pode ser suficiente e isso pode ser feito logo no momento de delegar as tarefas, no Campos Service. Quer um exemplo? Se existem duas pessoas na equipe que têm dificuldade em trabalhar juntas, o gestor deve procurar reduzir o nível de interação entre elas. Ao mesmo tempo, se existem membros que produzem bem em conjunto, eles devem desempenhar atividades conjuntas o máximo possível.

Informações dispersas

Como dissemos, falhas na comunicação podem gerar outros problemas e um dos principais são as informações dispersas. Isso geralmente ocorre quando cada profissional faz um controle diferente das suas atividades. Dessa forma, informações e dados são registrados de acordo com um padrão próprio. Ou seja, eles não são padronizados entre toda a equipe.

O resultado disso é que, quando é preciso ter acesso a esses dados, eles se tornam pouco confiáveis e reunir todos eles demanda mais tempo.

Como solucionar?

A melhor forma de evitar esse tipo de problema é centralizar planejamentos e controles de atividades em um software como o Campos Dealer. Vale ressaltar que isso não significa que todos os funcionários terão acesso a todas as informações. Cabe ao gestor definir os níveis de acesso. Sendo assim, é ele quem determina quem pode visualizar, inserir e editar determinados dados.

Com todas as informações concentradas em um único local, o acesso às rotinas de trabalho é facilitado. Dessa forma, o gestor e os membros de sua equipe não perdem mais tempo procurando dados. E esse precioso tempo pode ser utilizado para identificar problemas e oportunidades com maior agilidade.

Conheça a Campos Service

Como você pôde perceber, o módulo Service da Campos Dealer foi desenvolvido para evitar os principais erros no trabalho em equipe: focado no setor de serviços, um dos principais setores das concessionárias, o módulo Service serve como o braço direito dos gestores de concessionárias agrícolas. Afinal, a Campos Service otimiza a comunicação e oferece todos os dados fundamentais para uma gestão eficiente. Sem falar que ela ainda aumenta a produtividade da equipe e melhora a experiência do cliente no pós-venda.

Quer saber mais sobre o módulo Service da Campos Dealer? Clique aqui e conheça a solução.

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