Esse ano vem se mostrando extremamente promissor para as concessionárias agrícolas. Prova disso são os dados da FENABRAVE que comprovam o aumento na venda de máquinas agrícolas em abril. No mês em questão, o comércio de máquinas agrícolas cresceu 35% e a expectativa é que essa alta permaneça nos próximos meses.
Se você deseja conferir mais dados sobre a venda de máquinas agrícolas e entender os motivos dessa alta, continue a leitura.
De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), as vendas de máquinas agrícolas cresceram 35% em abril deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Além disso, 6,1 mil unidades foram entregues aos produtores rurais no quarto mês do ano. Isso significa um aumento de 24,8%, em comparação com março de 2022.
Como se esses dados já não fossem suficientes para mostrar o aumento na venda de máquinas agrícolas, o balanço feito pela FENABRAVE também revelou que os quatro primeiros meses de 2022 apresentaram um total de 20,2 mil unidades de máquinas agricolas comercializadas. São 36,6% a mais do que no mesmo período de 2021.
O último censo do IBGE comprova essa alta e ainda mostra a dinâmica do setor. Afinal, o Brasil tem hoje mais de 2 milhões de máquinas agrícolas, somando tratores, semeadeiras, colheitadeiras e adubadeiras. E esse número cresceu ainda mais nos últimos três anos.
Podemos elencar dois motivos principais para o aumento na venda de máquinas agrícolas. São eles:
No que diz respeito ao primeiro fator, precisamos destacar que o Brasil é um dos grandes provedores de alimentos do mundo. Inclusive, ele é o principal produtor e exportador de:
Já, no que diz respeito às commodities, é fundamental lembrar que: ao mesmo tempo em que a economia nacional pode influenciar o mercado internacional, ela também sofre impactos externos. Afinal, as commodities são mercadorias que têm valores similares, independente do país de origem.
Isso significa que o preço do milho, por exemplo, passa por atualizações diárias. E se ele subir, o valor sobe para todos os países. Essa oscilação de preço depende de vários fatores, como:
A guerra entre Rússia e Ucrânia é um grande exemplo do quanto questões internacionais podem influenciar os preços no Brasil. Afinal, a Rússia é um dos principais fornecedores de fertilizantes do país. Em dados mais precisos, cerca de 20% do NPK (Nitrogênio, fósforo e potássio) usados em terras brasileiras, vieram da Rússia.
Sendo assim, se o preço desses fertilizantes aumenta, esse valor acaba passando por toda a cadeia, até chegar ao consumidor final.
Todos esses dados sobre o aumento na venda de máquinas agrícolas mostram o quanto os produtores têm buscado maior rapidez em seus processos. Isso inclui desde o plantio e a colheita, até a facilidade para o manejo, manutenção das lavouras e padronização de processos agrícolas.
É fato que a mecanização agrícola é uma forte tendência, que está diretamente relacionada ao investimento de tecnologias voltadas para o agronegócio.
Isso também serve para os fornecedores desses produtores, inclusive, para as concessionárias agrícolas. Afinal, para acompanhar essa alta nas vendas e garantir o melhor atendimento possível ao cliente, é fundamental investir nas ferramentas certas. Esse é o caso do módulo Sales, da Campos Dealer.
A Campos Sales é uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para concessionárias agrícolas. Com ela, é possível melhorar o potencial da empresa e organizar oportunidades de negócio. Sem falar que ela também te ajuda a gerenciar os clientes e a ter maior controle sobre o processo de aquisição, venda e pós-venda da companhia.
Dentre as principais funcionalidades da Campos Sales, se destacam:
Aumente a produtividade dos seus funcionários e fidelize os seus clientes com o módulo Sales da Campos Dealer. Entre em contato para saber mais.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade