As máquinas agrícolas possuem uma importante função: transformar o trabalho árduo no campo em uma atividade mais fluída, com maior agilidade e produtividade. Sendo assim, as novas tecnologias são inseridas justamente com essas finalidades, buscando facilitar o dia a dia do produtor rural.
Por serem tão relevantes, é fundamental que os profissionais do setor se atualizem constantemente e tenham conhecimento sobre o cenário atual. Por essa razão, na sequência, vamos te contar com detalhes qual é o panorama geral do mercado de máquinas e da venda de peças em concessionárias agrícolas.
O fim do ano está se aproximando e, nesse momento, boa parte das empresas já começaram a se preparar para 2023. Mas, para fazer um prognóstico do que esperar do próximo ano, primeiro é preciso compreender como está o presente. Pensando nisso, separamos a seguir 5 tópicos sobre a venda de peças em concessionárias agrícolas que merecem atenção.
Quem pensa que a pandemia do Covid-19 já não causa impactos na indústra e montagem de máquinas agrícolas está enganado. É verdade que a procura pelas máquinas aumentou. Afinal, a demanda segue a todo vapor, impulsionada pela retomada da economia e pela valorização do dólar.
Porém, a demora na entrega de peças cruciais para a montagem das máquinas agrícolas está gerando escassez no mercado. Para se ter uma ideia, o prazo de entrega está chegando a 8 meses no total. Isso se deve especialmente devido a paradas na produção, em escala mundial.
Esse panorama provoca cenários desafiadores para as concessionárias agrícolas. Enquanto em um momento, faltam pneus, em outro as empresas se encontram sem semicondutores ou parafusos específicos. Consequentemente, os estoques das empresas estão reduzidos, existem poucas peças para reposição e os pedidos se acumulam.
Com o cenário mencionado acima, o mercado de venda de peças em concessionárias agrícolas precisou buscar soluções. E foi dessa forma que a procura por peças usadas e leilões aumentou consideravelmente. Inclusive, os leilões de frotas de usados de grandes produtores rurais estão bastante concorridos. Os eventos chegam a ter fila de inscrição e a disputa por colheitadeiras, tratores e outras máquinas pesadas, especialmente as destinadas às culturas de cana e soja, são acirradas.
O Brasil é referência internacional em tecnologia de ponta no agronegócio. Mas, como você pode imaginar, para que seja possível usufruir dessa tecnologia em sua totalidade, o acesso à internet se faz fundamental. Especialmente quando o assunto são as máquinas autônomas e os computadores de bordo, inovações que estão em alta no mercado.
Porém, o país ainda sofre nesse quesito. A ampliação da rede de internet, principalmente em novas fronteiras agrícolas, ainda se faz necessária. Já que, nesses locais, é possível notar um gargalo que impede que inúmeras propriedades usufruam dessas soluções tecnológicas.
Para solucionar essa questão, grandes fabricantes de máquinas agrícolas se juntaram com empresas de telecomunicações e criaram a Associação Conecta Agro. Há 3 anos, essa parceria tem como principal objetivo aumentar o acesso das propriedades agrícolas à internet.
Dentre os tópicos relacionados à venda de peças em concessionárias agrícolas que merecem destaque, existem alguns desafios já previstos para o futuro. Um deles é a preocupação com a segurança do trabalhador rural. Afinal, é de conhecimento geral que, quando o assunto são máquinas pesadas, é fundamental ter um cuidado extra nesse quesito.
Isso inclui, é claro, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e uma boa capacitação, para que os profissionais saibam como conduzir o maquinário de forma segura. Mas os esforços para proteger os trabalhadores não param por aí. Muitas empresas passaram a investir no uso de tecnologia para reduzir os riscos de acidentes e transtornos.
Algumas das soluções em alta, são:
Outra preocupação recorrente do setor agrícola é a busca constante por soluções mais sustentáveis. Nesse sentido, podemos destacar o tipo de combustível utilizado nos maquinários. Os motores de trator à combustão já estão sendo menos utilizados e outros modelos de motores vêm sendo testados.
O objetivo é encontrar alternativas eficazes e que preservem o meio ambiente. Dentre as mais promissoras, se destacam:
Esses são 5 temas que envolvem a venda de peças em concessionárias agrícolas e merecem sua atenção nos próximos meses. E se você deseja estar sempre por dentro das principais notícias do mercado, inscreva-se na newsletter da Campos Dealer!
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade