Aumente o faturamento da sua concessionária agrícola, reduza custos e estreite o relacionamento com os clientes realizando 5 ações simples de pós-venda.
O principal objetivo de toda empresa é fechar uma venda. Mas, você sabia que atrair novos clientes nem sempre é a melhor forma de fazer isso? Realizar um pós-venda com excelência é uma das maneiras mais eficientes de garantir novas vendas, seja por meio do mesmo cliente ou pela divulgação que ele faz do seu produto.
Apesar disso, boa parte das empresas brasileiras não dão atenção ao relacionamento com o cliente após o processo de compra. De acordo com relatório realizado pelo Sebrae, 85% dos negócios nunca fizeram uma ação pós-venda e 70% nem mesmo possuem um cadastro dos clientes.
Mas e a sua concessionária agrícola: ela possui estratégias para um pós-venda com excelência? Se a resposta for negativa, descubra a seguir porque você deve investir nesse relacionamento e as melhores formas de fazer isso.
Pós-venda é toda ação realizada após a conclusão de uma venda. Esse contato pode ser feito por e-mail, telefone, mensagem ou até mesmo uma visita presencial com o intuito de estreitar a relação com o cliente e fidelizá-lo. Dentre as principais vantagens de realizar um pós-venda com excelência, estão:
.
A primeira dica de como fazer um pós-venda com excelência pode parecer um pouco óbvia. Mas a verdade é que uma das melhores formas de garantir a satisfação do cliente da sua concessionária agrícola é que as expectativas dele estejam alinhadas com o que ele de fato vai receber. O mínimo que o cliente espera é que tudo saia de acordo com o planejado, por essa razão é fundamental acompanhar todo o processo.
Certifique-se de que o trator ou a colheitadeira chegou até o cliente no prazo combinado, verifique se tudo está correndo conforme o combinado e, caso haja algum problema, mantenha o cliente informado. Lembre-se que abandonar um comprador após o fechamento de uma compra pode ser extremamente prejudicial para a imagem da empresa.
A opinião do cliente é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa. Afinal, ao pedir feedbacks, você descobre quais são seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Além de medir o grau de satisfação do cliente com a compra, esse contato ainda pode te dar ideias sobre novas ofertas, por exemplo.
Para isso, uma boa dica é entrar em contato com o cliente aproximadamente uma semana após o recebimento da máquina. Dessa forma, você saberá como está a adaptação e a opinião do cliente com toda a experiência. Aproveite para perguntar se ele tem alguma dúvida sobre o uso, reforçando seu conhecimento sobre o produto.
Todo consumidor gosta de ser lembrado. E uma ótima forma de engajar seus clientes é oferecer promoções exclusivas, informá-lo em primeira mão sobre novidades da concessionária agrícola ou dar preferência para a aquisição de produtos que acabaram de entrar no catálogo.
Outra forma de humanizar o atendimento aos clientes e mostrar o quanto eles são importantes é parabenizá-los em datas especiais. Uma simples mensagem já pode trazer excelentes resultados, mas a sua empresa também pode investir em alguns presentes para essas ocasiões, como pen drives, agendas e canetas. Esses objetos podem até parecer simples, mas justamente por serem bastante utilizados no dia a dia, são ótimas formas de fazer com que o cliente se lembre de você.
Essa é uma das melhores maneiras de reforçar a autoridade da empresa na sua área de atuação e mostrar para o cliente que você sabe solucionar os problemas que ele possui. Dessa forma, quando ele precisar realizar uma nova compra, ele vai lembrar que a sua concessionária é referência no assunto.
Nesse sentido, o marketing de conteúdo é a ferramenta mais indicada. Ele se baseia na criação de conteúdos relevantes, que devem ser oferecidos ao seu cliente de forma gratuita via email, blog ou redes sociais. Para conseguir equilibrar propagandas dos produtos e conteúdos educativos, você pode usar a seguinte regra:
.
Não é difícil encontrar reclamações de serviços de suporte. Isso acontece por inúmeros motivos, que variam desde falta de conhecimento da equipe até a lentidão para a resolução de problemas. Sendo assim, para realizar um pós-venda com excelência é fundamental ter um bom suporte para quando o cliente entrar em contato com a sua empresa.
Inclusive, esse é um dos focos da Campos Dealer. A nossa plataforma conta com uma área específica, que permite que você esteja sempre em contato com o cliente. E mais do que isso, ainda temos um dispositivo que rastreia os veículos, permitindo que o seu atendimento, caso a máquina apresente alguma falha e precise de manutenção, seja muito mais rápido e eficiente.
Após todas essas dicas, esperamos que você tenha compreendido que realizar um pós-venda com excelência está diretamente relacionado a garantir um atendimento de qualidade para os seus clientes. E se você deseja estreitar ainda mais o relacionamento com seus consumidores, clique aqui e conheça as nossas soluções.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade