BLOG

Como realizar um pós-venda com excelência

Publicado em
Pós-venda com excelência
pós-venda com excelência

Aumente o faturamento da sua concessionária agrícola, reduza custos e estreite o relacionamento com os clientes realizando 5 ações simples de pós-venda.

O principal objetivo de toda empresa é fechar uma venda. Mas, você sabia que atrair novos clientes nem sempre é a melhor forma de fazer isso? Realizar um pós-venda com excelência é uma das maneiras mais eficientes de garantir novas vendas, seja por meio do mesmo cliente ou pela divulgação que ele faz do seu produto.

Apesar disso, boa parte das empresas brasileiras não dão atenção ao relacionamento com o cliente após o processo de compra. De acordo com relatório realizado pelo Sebrae, 85% dos negócios nunca fizeram uma ação pós-venda e 70% nem mesmo possuem um cadastro dos clientes.

Mas e a sua concessionária agrícola: ela possui estratégias para um pós-venda com excelência? Se a resposta for negativa, descubra a seguir porque você deve investir nesse relacionamento e as melhores formas de fazer isso.

Vantagens de fazer um bom pós-venda

Pós-venda é toda ação realizada após a conclusão de uma venda. Esse contato pode ser feito por e-mail, telefone, mensagem ou até mesmo uma visita presencial com o intuito de estreitar a relação com o cliente e fidelizá-lo. Dentre as principais vantagens de realizar um pós-venda com excelência, estão:

  • Aumento da recompra: estudos apontam que clientes fidelizados podem comprar até 10 vezes mais do que novos clientes, afinal ao realizar ações de pós-venda, você faz com que o consumidor se lembre da sua concessionária agrícola sempre que precisar de um novo produto.
  • Redução de custos: profissionais do marketing afirmam que os investimentos para atrair novos clientes podem ser até 7 vezes maiores do que os custos para fidelizar clientes antigos.
  • Divulgação gratuita: quando um cliente é fidelizado, ele se torna um promotor da empresa. Ou seja, além de defender a marca, ele ainda a divulga para outros clientes em potencial.
  • Melhora da reputação da empresa: ao aumentar a satisfação dos clientes com toda a experiência de compra, você consegue superar suas expectativas e aprimorar a reputação da marca no mercado agrícola.

.

5 formas de realizar um pós-venda com excelência

Cumpra o prometido

A primeira dica de como fazer um pós-venda com excelência pode parecer um pouco óbvia. Mas a verdade é que uma das melhores formas de garantir a satisfação do cliente da sua concessionária agrícola é que as expectativas dele estejam alinhadas com o que ele de fato vai receber. O mínimo que o cliente espera é que tudo saia de acordo com o planejado, por essa razão é fundamental acompanhar todo o processo.

Certifique-se de que o trator ou a colheitadeira chegou até o cliente no prazo combinado, verifique se tudo está correndo conforme o combinado e, caso haja algum problema, mantenha o cliente informado. Lembre-se que abandonar um comprador após o fechamento de uma compra pode ser extremamente prejudicial para a imagem da empresa.

Peça feedbacks

A opinião do cliente é uma das ferramentas mais importantes de uma empresa. Afinal, ao pedir feedbacks, você descobre quais são seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Além de medir o grau de satisfação do cliente com a compra, esse contato ainda pode te dar ideias sobre novas ofertas, por exemplo.

Para isso, uma boa dica é entrar em contato com o cliente aproximadamente uma semana após o recebimento da máquina. Dessa forma, você saberá como está a adaptação e a opinião do cliente com toda a experiência. Aproveite para perguntar se ele tem alguma dúvida sobre o uso, reforçando seu conhecimento sobre o produto.

Ofereça descontos e presentes especiais

Todo consumidor gosta de ser lembrado. E uma ótima forma de engajar seus clientes é oferecer promoções exclusivas, informá-lo em primeira mão sobre novidades da concessionária agrícola ou dar preferência para a aquisição de produtos que acabaram de entrar no catálogo.

Outra forma de humanizar o atendimento aos clientes e mostrar o quanto eles são importantes é parabenizá-los em datas especiais. Uma simples mensagem já pode trazer excelentes resultados, mas a sua empresa também pode investir em alguns presentes para essas ocasiões, como pen drives, agendas e canetas. Esses objetos podem até parecer simples, mas justamente por serem bastante utilizados no dia a dia, são ótimas formas de fazer com que o cliente se lembre de você.

Crie conteúdo de qualidade

Essa é uma das melhores maneiras de reforçar a autoridade da empresa na sua área de atuação e mostrar para o cliente que você sabe solucionar os problemas que ele possui. Dessa forma, quando ele precisar realizar uma nova compra, ele vai lembrar que a sua concessionária é referência no assunto.

Nesse sentido, o marketing de conteúdo é a ferramenta mais indicada. Ele se baseia na criação de conteúdos relevantes, que devem ser oferecidos ao seu cliente de forma gratuita via email, blog ou redes sociais. Para conseguir equilibrar propagandas dos produtos e conteúdos educativos, você pode usar a seguinte regra:

  • 80% dos conteúdos criados devem conter informações relevantes e sanar dúvidas dos clientes.
  • 20% dos materiais devem ser focados em produtos e vendas.

.

Tenha um serviço de suporte

Não é difícil encontrar reclamações de serviços de suporte. Isso acontece por inúmeros motivos, que variam desde falta de conhecimento da equipe até a lentidão para a resolução de problemas. Sendo assim, para realizar um pós-venda com excelência é fundamental ter um bom suporte para quando o cliente entrar em contato com a sua empresa.

Inclusive, esse é um dos focos da Campos Dealer. A nossa plataforma conta com uma área específica, que permite que você esteja sempre em contato com o cliente. E mais do que isso, ainda temos um dispositivo que rastreia os veículos, permitindo que o seu atendimento, caso a máquina apresente alguma falha e precise de manutenção, seja muito mais rápido e eficiente.

Após todas essas dicas, esperamos que você tenha compreendido que realizar um pós-venda com excelência está diretamente relacionado a garantir um atendimento de qualidade para os seus clientes. E se você deseja estreitar ainda mais o relacionamento com seus consumidores, clique aqui e conheça as nossas soluções.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Informativos

Novidades do Campos Dealer — Dezembro de 2023

Continuamos a trabalhar para aprimorar cada vez mais a nossa plataforma, confira agora as novidades mais recentes.
Dicas e utilidades

Implantação do CRM Campos Dealer nas concessionárias agrícolas

Descubra como a implementação inovadora do CRM da Campos Dealer revoluciona as concessionárias agrícolas, elevando o gerenciamento de vendas e atendimento ao cliente a um novo patamar.Não se trata apenas de uma ferramenta tecnológica, mas sim de uma parceria estratégica que impulsiona melhorias significativas de desempenho e eficiência em todas as etapas da venda.Leia agora para entender como essa solução não apenas transforma, mas garante o sucesso contínuo e o crescimento sustentável das concessionárias agrícolas.
Mercado

As tendências e novidades da Agricultura 5.0

Descubra as principais tendências da Agricultura 5.0 neste artigo informativo. Explore como a agricultura está evoluindo com a integração de tecnologias avançadas, como automação, IoT, IA e muito mais.
Dicas de vendas

Entenda como usar um CRM

A transformação digital trouxe uma série de ferramentas para facilitar a gestão e o relacionamento de empresas com seus clientes. Veja como o CRM, uma das ferramentas em ascensão, pode auxiliar no desempenho da sua concessionária agrícola.

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade