Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade
Descubra quais são as principais características de um pitch de vendas e descubra como usar essa ferramenta para chamar a atenção de mais clientes para a sua concessionária agrícola.
Não é exagero dizer que um bom pitch de vendas é uma das melhores formas de garantir uma venda. Afinal, ele é fundamental para chamar a atenção do cliente logo no início do contato.
Quanto melhor produzido ele for, maiores são as chances da sua empresa fechar negócio. Mas como criar um pitch de vendas que ajude a sua concessionária agrícola a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo? Nós vamos te ensinar a seguir.
O pitch de vendas é uma espécie de discurso. Com ele, o vendedor apresenta o produto, buscando formas de convencer o cliente a realizar a compra. Ou seja: ele é fundamental para que o vendedor consiga se destacar desde o começo do contato.
Apesar de um pitch de vendas poder ter vários tamanhos, o mais comum nesse setor é o chamado pitch de elevador, no qual o vendedor poderia concluí-lo em um tempo igual ao de uma viagem de elevador.
Lembre-se que se você não conseguir chamar a atenção do cliente em poucos segundos, dificilmente conseguirá fazer isso mais tarde.
Você já percebeu que o pitch de vendas deve ajudar a convencer o cliente sobre as qualidades do produto em um período de tempo muito curto. Sendo assim, existem algumas características fundamentais que ele deve possuir.
Sendo assim, o pitch de vendas deve ser:
.
Para alguns vendedores, fazer um pitch de vendas pode ser um processo natural. Nesse caso, eles conseguem chamar a atenção dos clientes facilmente, criando discursos inspiradores.
Porém, também existem vendedores que têm maior dificuldade para fazer isso, o que é totalmente compreensível. Nesses casos, quem tem um pouco mais de dificuldade também é capaz de fazer um excelente pitch de vendas. Basta estudar, planejar e praticar.
Como nem todos os vendedores da sua concessionária agrícola devem ter essa facilidade, vamos te mostrar algumas dicas que vão ajudá-los a aprimorar o discurso. Dessa forma, sua equipe de vendas terá resultados cada vez melhores.
A nossa primeira dica sobre como elaborar um pitch de vendas é falar dos problemas que o cliente possui e quais são as consequências disso. Nem sempre o cliente tem real noção do quanto essas questões podem ser prejudiciais para o negócio dele.
Por isso, cabe ao vendedor utilizar o pitch de vendas para mostrar o quanto o trator ou a colheitadeira pode ajudá-lo a resolver esses problemas. Nesse momento, lembre-se de trazer cenários positivos, que realcem os benefícios que as máquinas oferecem.
Como o tempo é curto, utilizar gatilhos mentais é uma das melhores formas de chamar a atenção do cliente e aumentar as chances de ele desejar o produto. Alguns dos mais utilizados, são:
.
Ao invés de só fazer afirmações, algumas perguntas também podem ser utilizadas para criar o pitch de vendas perfeito. Afinal, com algumas indagações, você obriga o cliente a realmente refletir sobre o assunto.
Quer um exemplo prático disso? Que tal perguntar para o cliente o seguinte:
Você acredita que adquirir uma nova colheitadeira vai ajudar sua fazenda a aumentar a produção de grãos?
Para conseguir te responder, ele vai precisar imaginar uma situação e visualizar melhor o impacto que a máquina vai trazer para o negócio dele.
No início desse texto, nós já falamos que a duração de um pitch de vendas pode variar bastante. Ele pode durar de 1 minuto até 20 minutos. Mas não se engane, quando você tem mais tempo disponível, ainda vão surgir vários desafios.
Por isso, um dos primeiros passos que você deve seguir quando precisar elaborar um pitch de vendas é determinar qual vai ser a duração dele. Dessa forma, fica mais fácil de se planejar para deixá-lo conciso e relevante.
Para te ajudar a saber qual conteúdo seu pitch deve conter, fizemos o resumo a seguir:
De maneira geral, os pitchs mais utilizados pelas concessionárias agrícolas são os mais curtos. Mas, não se preocupe, após conseguir chamar a atenção do cliente, você certamente terá mais tempo para aprofundar o assunto.
O conteúdo do seu pitch de vendas é o mais importante. Mas, ele precisa ser acompanhado de uma linguagem corporal confiante. Um tom de voz claro e forte, um olhar direto e um aperto de mão firme são detalhes importantes para fazer com que o cliente leve a sério tudo o que o vendedor está dizendo.
Você já sabe que cada negócio é único e que cada um possui necessidades específicas. Por essa razão, não é aconselhado utilizar o mesmo pitch de vendas para todos os clientes em potencial
Sendo assim, tenha um discurso como base e faça adaptações de acordo com a realidade do cliente. Dessa forma, você evita uma argumentação robotizada, decorada e sem espontaneidade.
Terminou seu pitch de vendas e quer ter certeza de que ele vai conseguir passar todas as informações que você precisa? Verifique se ele contém as informações a seguir:
.
Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade