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Como elaborar um pitch de vendas para concessionária agrícola

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Pitch de vendas
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Descubra quais são as principais características de um pitch de vendas e descubra como usar essa ferramenta para chamar a atenção de mais clientes para a sua concessionária agrícola.

Não é exagero dizer que um bom pitch de vendas é uma das melhores formas de garantir uma venda. Afinal, ele é fundamental para chamar a atenção do cliente logo no início do contato.

Quanto melhor produzido ele for, maiores são as chances da sua empresa fechar negócio. Mas como criar um pitch de vendas que ajude a sua concessionária agrícola a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo? Nós vamos te ensinar a seguir.

O que é?

O pitch de vendas é uma espécie de discurso. Com ele, o vendedor apresenta o produto, buscando formas de convencer o cliente a realizar a compra. Ou seja: ele é fundamental para que o vendedor consiga se destacar desde o começo do contato.

Apesar de um pitch de vendas poder ter vários tamanhos, o mais comum nesse setor é o chamado pitch de elevador, no qual o vendedor poderia concluí-lo em um tempo igual ao de uma viagem de elevador.

Lembre-se que se você não conseguir chamar a atenção do cliente em poucos segundos, dificilmente conseguirá fazer isso mais tarde.

Características

Você já percebeu que o pitch de vendas deve ajudar a convencer o cliente sobre as qualidades do produto em um período de tempo muito curto. Sendo assim, existem algumas características fundamentais que ele deve possuir.

Sendo assim, o pitch de vendas deve ser:

  • Rápido;
  • Impactante;
  • Relevante;
  • Objetivo;
  • Fácil de compreender.

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Como elaborar um pitch de vendas?

Para alguns vendedores, fazer um pitch de vendas pode ser um processo natural. Nesse caso, eles conseguem chamar a atenção dos clientes facilmente, criando discursos inspiradores.

Porém, também existem vendedores que têm maior dificuldade para fazer isso, o que é totalmente compreensível. Nesses casos, quem tem um pouco mais de dificuldade também é capaz de fazer um excelente pitch de vendas. Basta estudar, planejar e praticar.

Como nem todos os vendedores da sua concessionária agrícola devem ter essa facilidade, vamos te mostrar algumas dicas que vão ajudá-los a aprimorar o discurso. Dessa forma, sua equipe de vendas terá resultados cada vez melhores.

Foque nos problemas

A nossa primeira dica sobre como elaborar um pitch de vendas é falar dos problemas que o cliente possui e quais são as consequências disso. Nem sempre o cliente tem real noção do quanto essas questões podem ser prejudiciais para o negócio dele.

Por isso, cabe ao vendedor utilizar o pitch de vendas para mostrar o quanto o trator ou a colheitadeira pode ajudá-lo a resolver esses problemas. Nesse momento, lembre-se de trazer cenários positivos, que realcem os benefícios que as máquinas oferecem.

Utilize gatilhos mentais

Como o tempo é curto, utilizar gatilhos mentais é uma das melhores formas de chamar a atenção do cliente e aumentar as chances de ele desejar o produto. Alguns dos mais utilizados, são:

  • Urgência: esse gatilho impede aquela ação natural do cliente de querer deixar a decisão para depois. Se você determinar um horário limite para determinada promoção, por exemplo, ele vai sentir a urgência de aproveitar essa oportundiade.
  • Escassez: esse gatilho está relacionado com a sensação de perda. Com ele, o cliente fica com medo de ficar sem o produto, o que o incentiva a fechar negócio.
  • Autoridade: aqui, o objetivo é mostrar toda a sua autoridade no assunto, para que o cliente reconheça que você realmente domina o tema, aumentando a confiança dele na marca e no produto.
  • Prova social: esse gatilho consiste em mostrar a adesão de outros clientes ao produto. Se você tem uma grande rede de clientes, pode falar sobre a quantidade de pessoas que já comprou da sua concessionária agrícola. Dessa forma, o cliente em potencial vai querer saber porque o seu produto chamou a atenção de todos eles.

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Utilize perguntas

Ao invés de só fazer afirmações, algumas perguntas também podem ser utilizadas para criar o pitch de vendas perfeito. Afinal, com algumas indagações, você obriga o cliente a realmente refletir sobre o assunto.

Quer um exemplo prático disso? Que tal perguntar para o cliente o seguinte:

Você acredita que adquirir uma nova colheitadeira vai ajudar sua fazenda a aumentar a produção de grãos?

Para conseguir te responder, ele vai precisar imaginar uma situação e visualizar melhor o impacto que a máquina vai trazer para o negócio dele.

Determine um tempo

No início desse texto, nós já falamos que a duração de um pitch de vendas pode variar bastante. Ele pode durar de 1 minuto até 20 minutos. Mas não se engane, quando você tem mais tempo disponível, ainda vão surgir vários desafios.

Por isso, um dos primeiros passos que você deve seguir quando precisar elaborar um pitch de vendas é determinar qual vai ser a duração dele. Dessa forma, fica mais fácil de se planejar para deixá-lo conciso e relevante.

Para te ajudar a saber qual conteúdo seu pitch deve conter, fizemos o resumo a seguir:

  • Pitch de 1 minuto: um pitch de vendas de uma concessionária agrícola com essa duração deve ser objetivo, tratando sobre questões básicas como o problema, a solução e o diferencial do produto;
  • Pitch de 3 a 5 minutos: nesse caso, além de aprofundar os temas do pitch de 1 minuto, você também pode incluir outros assuntos como crescimento da empresa e o mercado agrícola;
  • Pitch de 7 a 10 minutos: para pitchs com mais de 7 minutos é importante ter um material de apoio, que mostre projeções financeiras, por exemplo.
  • Pitch de até 20 minutos: como o tempo é longo, o foco é conseguir manter a atenção do cliente, usando uma narrativa objetiva, mas ao mesmo tempo interessante.

De maneira geral, os pitchs mais utilizados pelas concessionárias agrícolas são os mais curtos. Mas, não se preocupe, após conseguir chamar a atenção do cliente, você certamente terá mais tempo para aprofundar o assunto.

Linguagem corporal

O conteúdo do seu pitch de vendas é o mais importante. Mas, ele precisa ser acompanhado de uma linguagem corporal confiante. Um tom de voz claro e forte, um olhar direto e um aperto de mão firme são detalhes importantes para fazer com que o cliente leve a sério tudo o que o vendedor está dizendo.

Adapte o discurso

Você já sabe que cada negócio é único e que cada um possui necessidades específicas. Por essa razão, não é aconselhado utilizar o mesmo pitch de vendas para todos os clientes em potencial

Sendo assim, tenha um discurso como base e faça adaptações de acordo com a realidade do cliente. Dessa forma, você evita uma argumentação robotizada, decorada e sem espontaneidade.

Checklist do pitch de vendas

Terminou seu pitch de vendas e quer ter certeza de que ele vai conseguir passar todas as informações que você precisa? Verifique se ele contém as informações a seguir:

  • O problema que a sua máquina agrícola resolve;
  • Porque esse problema é prejudicial para o cliente;
  • Como esse problema geralmente é resolvido;
  • Quais são as alternativas disponíveis no mercado;
  • Porque o seu equipamento se destaca;
  • Quais são os benefícios que a máquina vai oferecer ao cliente.

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Com todas essas dicas, pode ter certeza que seus vendedores estarão mais bem preparados para conquistar clientes e fechar mais vendas para a sua concessionária agrícola.

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