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Como se tornar um melhor líder para sua equipe

Gestão de Serviços| Dicas
Ser líder pode ser desafiador. Mas, ao mesmo tempo, as concessionárias agrícolas precisam cada vez mais de profissionais que desempenhem esse papel. Se você possui esse cargo, descubra aqui como se tornar um líder melhor e mais completo.
Publicado em03/04/2023
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Por muito tempo, o papel do chefe foi confundido com o de líder. Mas hoje, fica cada vez mais fácil identificar a diferença entre ambos. Enquanto o primeiro geralmente é visto como uma pessoa autoritária e rígida, que visa única e exclusivamente os resultados da empresa, o líder vai além. É claro que ele se preocupa com os lucros e resultados. Mas isso não é tudo. Ele também desempenha um papel fundamental para garantir a saúde organizacional da companhia.

Motivar a equipe, ser exemplo e buscar sempre o melhor caminho para assegurar que a equipe obtenha sucesso são apenas algumas das suas metas. A verdade é que o líder é responsável por guiar pessoas em torno de um objetivo em comum. Mas, como se tornar um líder melhor? Nós vamos te contar na sequência.

Qual é a importância de um bom líder para uma equipe?

Para compreender a real importância de um líder, pense nele como o maestro de uma orquestra. Ele deve conhecer sua equipe, saber qual é o potencial do seu time, identificar os pontos fortes e fracos de cada membro, motivar, inspirar e ainda garantir um bom trabalho em equipe.

Esse papel, como você pôde perceber, é fundamental. Mas não somente do ponto de vista da conquista dos objetivos. Estamos falando também da sua função na disseminação dos valores e da cultura da empresa. Afinal, o líder influencia diretamente o comportamento da equipe.

É a partir dele que os funcionários compreendem como devem se comportar e quais são seus papéis dentro da companhia. Com isso, além de se sentirem mais valorizados, eles ainda trabalham de forma mais prazerosa. Por essa razão, é comum identificar problemas como alta rotatividade, desânimo e fracasso em empresas com má liderança.

8 dicas para aprender como se tornar um líder melhor

Toda empresa que deseja se destacar no mercado, valoriza líderes eficientes. O mesmo vale para as concessionárias agrícolas. Mas, há quem diga que a liderança é uma habilidade que algumas pessoas já nascem sabendo e outras não. Isso não é verdade.

A liderança é um cargo e, como qualquer outro, necessita de skills específicas que podem ser desenvolvidas com tempo e esforço. Por isso, se você quer saber como se tornar um líder melhor e mais completo, veja a seguir algumas habilidades fundamentais para esta função.

Seja o exemplo

Nós falamos brevemente sobre isso anteriormente, mas essa ação é tão importante para aprender como se tornar um líder melhor, que precisamos reforçá-la. Afinal, ser o exemplo da cultura da empresa é talvez uma das principais funções do líder.

Na prática, isso significa que para ser um bom líder, é fundamental conhecer e seguir a visão, missão, valores e a cultura organizacional da empresa. Somente dessa forma é possível servir como um bom exemplo para o restante da equipe, construindo um clima organizacional harmônico.

Trabalhe sua inteligência emocional

Cargos de liderança normalmente são acompanhados de inúmeras situações de estresse e pressão. Afinal, é preciso:

  • Atingir resultados;
  • Gerir pessoas;
  • Lidar com dificuldades;
  • Manter a equipe unida e motivada;
  • Tratar de desligamentos;
  • Cuidar de problemas e desavenças que envolvam os membros da equipe;
  • Entre outras tarefas.

Com uma lista de demandas cada vez mais extensa, a única forma de conseguir tomar decisões assertivas para lidar da melhor forma possível com as adversidades que surgem no cotidiano de um profissional com tamanha responsabilidade, é desenvolver sua inteligência emocional.

Desenvolva uma boa comunicação

O líder lida com pessoas. Esse simples fato já faz com que uma das lições mais importantes sobre como se tornar um líder melhor é saber se comunicar de maneira assertiva. Isso significa que esse profissional deve saber adaptar a comunicação de acordo com as necessidades dos seus colaboradores.

Vale lembrar que um líder precisa deixar claro as metas do grupo, além de transmitir a visão da empresa. Isso significa que uma má comunicação pode resultar em inúmeros problemas dentro e fora da equipe.

Delegue tarefas

Uma das principais funções de um líder é conhecer o papel de cada um dos seus colaboradores dentro da equipe. Dessa forma, ele poderá administrar melhor sua equipe e delegar as tarefas para as pessoas certas. Qual é o resultado disso? Um aumento na taxa de sucesso das demandas, sem que nenhum colaborador seja sobrecarregado.

Saiba administrar o tempo

Como você pôde perceber, as demandas de um líder são diversas. E, além de fazer a gestão da equipe, garantir um bom ambiente organizacional, acompanhar o andamento das demandas, entre outras tarefas, ele também possui demandas e projetos que não podem ser delegados a outras pessoas.

Por esse motivo, se você quer aprender como se tornar um líder melhor, saiba que uma boa gestão do tempo se faz essencial. Essa é a única forma de garantir que tudo seja cumprido dentro dos prazos, sem que o time e a concessionária agrícola sejam prejudicados com atrasos e pendências.

Leve em consideração o bem-estar das pessoas

Algumas pessoas podem até acreditar que, para ser um bom líder, basta alcançar resultados e agir de forma estratégica. Mas isso não é verdade. Ser líder significa, principalmente, estar presente no dia a dia dos membros da equipe. Ou seja, saber se relacionar com as pessoas é fundamental.

Mas isso não é tudo. Além de manter uma boa relação, também é preciso garantir o bem-estar dos colaboradores.

Você sabia que de acordo com um levantamento realizado pela Universidade da Califórnia, profissionais felizes são 31% mais produtivos, vendem 37% mais e são 3 vezes mais criativos?

Isso significa que buscar o bem-estar coletivo, não apenas contribui para a qualidade de vida das pessoas, como também pode melhorar os resultados da concessionária agrícola.

Dê feedbacks

Uma das melhores práticas para garantir que uma equipe continue se aprimorando é realizar feedbacks justos. E se você tem medo de que isso possa acabar desmotivando seus colaboradores, fique tranquilo. Quando feito de forma justa e sensata, o feedback faz com que o trabalhador se sinta ainda mais motivado a melhorar e contribuir para o sucesso da equipe.

Saiba ouvir

Para ser um bom líder, não basta apenas falar bem, também é preciso saber ouvir os membros da sua equipe. Procure sempre manter um canal aberto para que seus colaboradores possam dar ideias, sugestões e até mesmo fazer reclamações.

Além de fortalecer os laços e contribuir para a criação de uma relação de confiança entre o líder e seus liderados, essa prática faz com que as pessoas se sintam valorizadas e engajadas. Sem falar que essa troca também pode render ideias que realmente podem contribuir para a melhora dos resultados da equipe.

Essas são algumas dicas para te ajudar a compreender como se tornar um líder melhor. Mas, nós sabemos que liderar uma equipe pode ser um grande desafio. Por isso, a Campos Dealer tem mais dicas para te ajudar a se aprimorar profissionalmente e se destacar em um mercado tão competitivo. Se inscreva em nossa newsletter e confira.

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